Importação de médicos para o Brasil

O programa de importação de médicos tem o objetivo de ocupar postos de trabalho no interior do país

A presidente Dilma Rousseff anunciou a importação de médicos portugueses e espanhóis para garantir o atendimento no interior do país.

Como resposta às manifestações populares que tomaram conta das ruas do Brasil em junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff foi à rede nacional de televisão anunciar medidas para melhorar a qualidade dos serviços públicos do país. Entre essas medidas estava a importação de médicos estrangeiros para atenderem em diversas regiões brasileiras.

Segundo a presidente Dilma, médicos portugueses e espanhóis podem ser trazidos para o Brasil para trabalharem no programa de saúde da família, em regiões pobres e afastadas do país. A decisão está sendo considerada polêmica por médicos e conselhos de medicina, já que os estrangeiros não precisariam revalidar o diploma no Brasil.

O programa de importação de médicos tem o objetivo de ocupar postos de trabalho no interior do país, em lugares onde atualmente os médicos brasileiros não querem trabalhar. Para o Ministério da Saúde, a medida é uma solução emergencial, em curto prazo, para suprir a demanda por médicos que existe no Brasil.

O governo também anunciou a abertura de 12 mil vagas de especialização até 2017 para a formação de médicos brasileiros.

Hoje, o Brasil possui um índice de 1,8 médicos para cada 1.000 habitantes, e o problema é ainda mais grave em regiões afastadas.

O primeiro edital de convocação de médicos estrangeiros oferece 13 mil vagas para postos de trabalho. O edital prevê salários de 10.000 reais.

Os médicos estrangeiros receberão um visto temporário de trabalho de três anos, e eles só poderão trabalhar na região que o Ministério da Saúde determinar nos municípios do interior. Essa determinação tem o intuito de afastar a concorrência com médicos brasileiros nos grandes centros urbanos.

Veja Também


Faça seu teste de QI

Mobilidade Urbana no Brasil

Tudo sobre as drogas

Aproximação do Irã com Ocidente em 2013

PEC 37

27 de Novembro – Dia do Combate ao Câncer