Importância da água

Água é vida, mas este é um recurso natural finito e que deve ser consumido com responsabilidade.

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida na Terra. Elá é responsável pelos principais aspectos dos ciclos biológico, geológico e químico do planeta, e garante o equilíbrio dos ecossistemas.

No entanto, esse importante recurso está se tornando escasso por causa da ação do homem. Muitas regiões do globo terrestre apresentam baixas quantidades de água e, em alguns locais, as pessoas ainda não contam com o tratamento de água, sendo obrigadas a consumir o recurso direto de rios, lagos e outras fontes disponíveis. Hoje, aproximadamente um sexto da população mundial, equivalente a mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável.

A poluição e a má gestão dos recursos hídricos são os principais problemas na maioria das grandes cidades do mundo. É preciso conter a degradação de rios, lagos, represas e lençóis freáticos para garantir a existência das fontes de água.

Água é vida, mas este é um recurso natural finito e que deve ser consumido com responsabilidade. Além de garantir a existência humana, a água também é fundamental para a sobrevivência de espécies vegetais e animais.

O recurso também está relacionado ao desenvolvimento de muitas atividades econômicas, como a produção agrícola e a indústria.

Veja Também


Mapa do Brasil

Comidas típicas do centro-oeste

Coordenadas Geográficas

Agricultura

São Paulo

Pangeia, o super continente