Click EstudanteAtualidadesInfluência dos jogos eletrônicos na educação

Influência dos jogos eletrônicos na educação

Autor: Click Estudante

Lido: 7388 vezes

Influência dos jogos eletrônicos na educação

Nos dias de hoje os jogos eletrônicos estão em alta, ainda mais por trazem inovações extremamente importantes para o desenvolvimento social, acredite ou não, tanto para os adultos quanto para o público infantil. É verdade que, muitos canais televisivos apostam em suas programações atrações de cunho educacional.

E, por atraírem ótima audiência e ótimas criticas de público e, o mais importante, o cumprimento de sua intenção, os criadores de programas educacionais decidiram investir nos jogos eletrônicos, tudo para trazer para a criança uma continuidade em seu desenvolvimento já alcançado nos programas, o que temos aqui é uma extensão de um aprendizado que se aprende brincando.

Os jogos educacionais tornaram-se uma febre entre os desenvolvedores e propagadores desse gênero, prova disto é a internet que, se buscar no Google por “jogos educacionais infantis”, encontrará uma quantidade enorme de jogos que ensinam brincando e, seus efeitos são percebidos no decorrer da diversão da criança.


Claro, vale lembrar que existem jogos que não trazem nada além de diversão o que, se formos analisar por outro ângulo, percebemos a sua importância. Relaxar e se distrair é importante para o nosso bem-estar, e nada melhor do que um jogo que consegue nos tirar de nosso mundo por alguns instantes e nos levar para um mundo de diversão.

Os primeiros passos dos jogos eletrônicos



Você sabe quando iniciou essa febre por jogos eletrônicos? Pensou-se que foi com o surgimento do Atari, errou! Se pensou que foi com o nascimento do Mario, também errou, se pensar que foi com o surgimento do primeiro Playstation, também errou. Os jogos eletrônicos começaram nos computadores, isso mesmo, foi para um computador que desenvolveu o primeiro jogo eletrônico.

No ano de 1958, nos Estados Unidos, um laboratório de pesquisa militar decidiu criar uma distração para seus momentos ociosos, naquele momento nascia o Tennis for Two que era projetado na tela de um osciloscópio. Claro, o jogo não é como costumamos ver nos dias atuais, naquela época eram uma bola, um quadrado em volta sinalizando a quadro de tênis e os jogadores eram duas varetas verticais. Outra referência aos primeiros passos dos jogos eletrônicos é ligada ao físico, William Higinbotham, o mesmo homem que trabalhou na primeira bomba atômica. Ele transformou duas linhas e uma bola na primeira experiência interativa para computador conhecido por Maatooka.

Já em 1961, um grupo de estudantes da MIT criou o Spacewar, um jogo eletrônico para rodar em um computador que custava milhões de dólares. O jogo nasceu de um desafio entre amigos e o programa for desenvolvido no DEC PDP-1, um computador antigo que ocupava uma mesa inteira. Mas seus criadores não tinham interesse de ganhar dinheiro com o game pois, naquela época, ter computador em casa era algo impossível.

Em 1971, lembra do Spacewar falado acima? Então, Ralph Baer foi responsabilizado para criar uma televisão de última geração que permitisse oferecer jogos, contudo, a ideia acabou sendo comprada pela Magnavox que começa a desenvolver o primeiro videogame que pode ser conectado a televisão: o Odyssey 100. Nesta mesma época, Nolan Bushnell, transforma o quarto da filha em uma oficina para suas experiências com jogos eletrônicos, ele transforma o Spacewar e muda seu nome para Computer Space, contudo, percebendo a dificuldade em vender o seu produto, decide criar uma máquina que permitia jogar o game. O projeto deu certo e Nolan acabou sendo contratado pela Nutting Associates o que dá inicio a criação de arcades e, mais tarde, Nolan funda a Atari, este nome é familiar?

Os anos seguintes foram pontuados por experimentos e aprimoramentos no campo dos jogos eletrônicos. Sei que muitos conhecem apenas as plataformas que temos hoje, contudo, vale lembrar que, o caminho que os jogos tomaram para se transformar no que são hoje... Foi algo com muito esforço e dedicação. Hoje em dia, somente os verdadeiros apaixonados por jogos eletrônicos já colocaram seus dedos sobre games como: Pac-man, River Raid, Megamania e os jogos do Mario, que nasceram no berço da Nintendo e que foi o empurrão final para as grandes empresas de jogos.

E falando em Jogos do Mario, para quem não sabe, seu sucesso é tão grande que, além de possuir fãs fiéis, o bigodudo simpático ainda é a mascote da Nintendo, sua criadora. Suas aventuras são repletas de aventuras e de muita diversão, um jogo perfeito para quem busca diversão e distração, como dito acima, relaxar de vez em quando é bom e com um jogo como os do Mario é melhor ainda.

Os jogos eletrônicos e a violência



Muitos pais não permitem que seus filhos joguem games violentos, atualmente existe uma gama terrivelmente grande de jogos com tal apelo. Alguns estudiosos acreditam que jogos com temáticas violentas despertam em seus jogadores tendência a violência, por isso os jogos vem com recomendações de faixa etária. Um jogo violento não é recomendado para uma criança, afinal de contas, é neste período que começamos a desenvolver nosso ego, ou seja, aquela voz que fala em nossa mente e que, muitas vezes nos afasta de confusões.

Algum tempo atrás foi noticiado no mundo inteiro o caso do garoto que matou os pais, por se tratar de um menor de idade, acabaram condenando os jogos que o garoto costumava jogar. Mas, afinal de contas, jogos podem tornar alguém um assassino? Os jogos com alto teor de violência pode sim influenciar determinado comportamento, mas partir para o assassinato ou o suicídio sem qualquer indicio é contestável. Agora, se o garoto tiver alguma tendência ou desequilíbrio psicológico, jogos com tal temática pode realmente criar um monstro.

Temos que levar em consideração o fato da mídia criar suas próprias explicações, em nenhum momento vimos ou lemos algum perfil psicológico do garoto, não sabemos como foi criado, como era seu comportamento e etc. Por ser um estudo que exige tempo e reflexões, para uma notícia bombástica se manter vendendo jornais e dando audiência, precisamos entregar alguma explicação para o público e, infelizmente, na maioria das vezes são infundadas ou criadas em observações superficiais.

Quais elementos de jogos eletrônicos que mais estimulam o aprendizado



Existem muitos elementos que podem estimular o aprendizado, alguns ensinam a criança distinguir cores, outras, a treinar a sua memória, sua agilidade, seu reflexo e etc. Os jogos eletrônicos destinados ao aprendizado costuma levar ao jogador lições que lhe serão uteis para compreender um pouco mais do mundo que está ao seu redor, afinal de contas, é com este intuito que tais jogos são desenvolvidos, para entreter e também para ajudar na educação e na formação infantil o que é muito importante.

Comentários

Sugestões de Artigos

Influência dos jogos eletrônicos na educação
Influência dos jogos eletrônicos na educ

Alguns estudiosos acreditam que jogos com temática...

Importância dos plásticos
Importância dos plásticos

A verdadeira revolução do plástico iniciou em 1907...

A chegada dos espanhóis
A chegada dos espanhóis

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por vol...

Lógica Matemática
Lógica Matemática

A lógica matemática se consiste no estudo e nas ap...

Como o petróleo e transformado em gasolina?
Como o petróleo e transformado em gasoli

Após o petróleo bruto ser entregue nas refinarias,...

Quem são os Judeus?
Quem são os Judeus?

Os Judeus são os povos que seguem o Judaísmo....

Origem do Vírus Ebola
Origem do Vírus Ebola

O Vírus do Ebola surgiu na África Central por volt...

Como funciona o telefone?
Como funciona o telefone?

Não podemos começar a falar do funcionamento do te...

Xisto Betuminoso
Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso...

Intertextualidade
Intertextualidade

Intertextualidade significa que sempre que uma obr...

Números Irracionais
Números Irracionais

Números irracionais são formados por todos os núme...

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci

Nascido em 1452 no vilarejo de Vinci, próximo à ci...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |