Início da exploração do território brasileiro

A administração do Brasil como colônia de exploração de Portugal garantiu a expansão comercial da coroa, mas resultou em prejuízos para o país.

No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao Brasil, entre eles Pedro Álvares Cabral. O início da exploração do território brasileiro se deu pela faixa litorânea do país. Foi nessa região que a coroa portuguesa colocou em prática a exploração do Brasil, em busca de recursos naturais e implantando a produção agrícola.

De início, Portugal realizou atividades predatórias para extração da madeira, e depois veio o plantio de cana-de-açucar para a produção e exportação de açucar.

Neste período, os portugueses tiveram que lidar com os índios, tentando conquistar a confiança dos nativos e promovendo a evangelização.

A população de colonizadores fixou residência no litoral brasileiro e apenas no século XVII deram início à penetração no território. Com a expansão da produção de açucar no nordeste, o povoamento se intensificou. Os primeiros povoados do Brasil foram as Vilas de São Vicente e Piratininga.

A pecuária bovina e a exploração de minérios se desenvolveram em seguida nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A exploração da cana-de-açucar e a criação de gado impulsionaram a ocupação do território brasileiro nos séculos XVI e XVII. Já a mineração, com a exploração do ouro, contribuiu para a formação dos primeiros núcleos urbanos do país.

No século XIX, o Brasil já tinha núcleos urbanos estabelecidos, influenciados e mantidos pela atividade cafeeira. Rio de Janeiro e São Paulo foram as cidades mais desenvolvidas desse momento, contando com a expansão da rede ferroviária e o crescimento demográfico do estado.

Toda essa exploração teve um custo alto para o Brasil. Vários estados acabaram desmatados para a criação de áreas de pastagem e plantações.

Com esse panorama, podemos notar que a colonização portuguesa no Brasil teve como principais objetivos civilizar, explorar, povoar, conquistar e dominar. A administração do Brasil como colônia de exploração de Portugal garantiu a expansão comercial da coroa, mas resultou em prejuízos para o país.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Quilombo de Vassouras

Ciclo do Açucar

O Brasil na segunda guerra mundial

Astecas

A Revolta de Canudos

O que foram as Capitanias Hereditárias