Intestino

O intestino é um órgão humano que faz parte do sistema digestório.

O intestino é um órgão humano que faz parte do sistema digestório. Ele é responsável pela absorção de nutrientes para o corpo e pela digestão dos alimentos.

O intestino humano está divido em duas partes: o intestino delgado e o intestino grosso. Os dois desempenham funções importantes para o organismo.

No intestino delgado acontece a absorção dos nutrientes, e no intestino grosso ocorre a absorção de água, que auxilia no processo de digestão.

O intestino delgado se constitui de: mucosa, submucosa, muscular e serosa, essas partes são formadas por um canal longo por onde são absorvidos os nutrientes.

Na mucosa, acontece a secreção de enzimas e sucos. Nessa região também encontramos o duodeno, o jejuno e o íleo, responsáveis pela formação do bolo alimentar.

O intestino grosso é dividido em três partes: o ceco, o cólon e o reto. Nessa região ocorre a absorção de água, a absorção de eletrólitos (sódio e potássio), a decomposição e a fermentação dos restos de alimentos. É ali também que se inicia a formação e o acúmulo das fezes.

No fim do processo de digestão no intestino, o bolo alimentar se transforma num material escuro e pastoso chamado de quilo.

Os nutrientes captados pelo intestino dão ao corpo humano as condições para realizar todas as atividades do organismo e manter o corpo em pleno funcionamento.

Veja Também

Sangue

Estruturas e sistemas da anatomia humana

Anomalias genéticas humanas

O que é vida ou não vida?

Etapas da Gravidez Humana

Digestão