Click EstudanteSociologiaIntrodução ao Marxismo: Uma nova visão do mundo

Introdução ao Marxismo: Uma nova visão do mundo

Autor: Click Estudante

Lido: 1293 vezes

Introdução ao Marxismo: Uma nova visão do mundo

Karl Marx foi um revolucionário do século XIX,  qual deixou a sua marca bem presente até aos dias de hoje com as suas obras, especialmente "O Capital" e o "Manifesto Comunista", os quais deram origem ao Marxismo. Vejamos aqui uma pequena Introdução ao Marxismo, que nos dá um olhar amplo da sociedade da altura, mas que se prolonga até hoje.


A teoria de Marx está baseada em dois grandes pilares: materialismo e socialismo científico. Durante a sua criação, estávamos perante uma sociedade industrial, e por isso as suas obras se referem ao movimento dos operários como a forma de se alcançar uma sociedade sem desigualdades sociais.


Teoria de Karl Marx: Introdução ao Marxismo


No século XIX a sociedade se dividia em dois grandes grupos: burguesia e proletariado. O proletariado era composto pelos operários das fábricas, que na época se desenvolviam a olhos vistos. Já a burguesia eram os patrões, que exploravam os primeiros ao máximo, de forma a obterem um máximo de lucro.


Karl Marx, na sua teoria social, defendia que os proletários não tinham uma consciência de sua posição social, e por essa mesma razão não se revoltavam, pois estavam conformados com a sua posição no mundo.


O que o Marxismo veio defender foi exatamente uma mudança desse paradigma, devolvendo a consciência dos homens, formando uma verdadeira consciência social.


Podemos dizer, numa introdução ao marxismo, que esta teoria social é contrária ao capitalismo. Ou seja, enquanto no sistema capitalista o trabalhador é "propriedade" do patrão, ou melhor, a força de trabalho é vista como uma mercadoria, a qual está sujeita a todas as leis do mercado, o marxismo defende que os trabalhadores fazem parte do sucesso de uma empresa, que sem eles não haveria lucro, e por isso têm todo o direito de usufruir dele.


LUTA DE CLASSES


Um dos grandes conceitos introduzidos por Marx foi precisamente a Luta de Classes, sobre a qual reside toda a sua teoria.


Numa pequena introdução ao marxismo podemos dizer que enquanto uma sociedade estiver dividida entre exploradores e explorados, nunca conseguiremos uma sociedade justa e igualitária.


Marx sempre foi um defensor de que todos deveríamos ser tratados de igual forma, e todos deveríamos ser munidos das mesmas oportunidades na vida, incluindo educação, saúde, entre outras áreas da vida.


O Marxismo assenta nisso mesmo, numa luta pela igualdade de todos os seres humanos. Embora seja uma teoria do século XIX, ainda se mantém bastante atual, tendo em conta que estamos sob uma economia capitalista. Obviamente não estamos mais falando numa luta dos operários, mas podemos olhar para todos os assalariados como tal, fazendo assim uma relação entre as classes da época e as classes atuais.

Comentários

Sugestões de Artigos

Introdução ao Marxismo: Uma nova visão do mundo
Introdução ao Marxismo: Uma nova visão d

Karl Marx foi um revolucionário do século XIX, qu...

Pedreiro
Pedreiro

O pedreiro desenvolve um trabalho pesado em cantei...

Costureira
Costureira

A costureira trabalha para criar ou alterar peças ...

Policial
Policial

O policial é o profissional que fornece proteção p...

Jornalista
Jornalista

O jornalista é o profissional que ama a arte da es...

Web Designer
Web Designer

O Web design é uma disciplina relativamente nova n...

Fotógrafo
Fotógrafo

O fotógrafo usa imagens para contar uma história o...

Literatura de Cordel
Literatura de Cordel

A literatura de cordel é um gênero literário popul...

Ufólogo
Ufólogo

A ufologia é a ciência que apresenta interesse em ...

Astronauta
Astronauta

Quase todos os meninos já sonharam um dia em serem...

Karl Marx e seu Pensamento Sociológico
Karl Marx e seu Pensamento Sociológico

Embora Karl Marx seja um filósofo do século XIX, a...

Engenheiro Civil
Engenheiro Civil

A Engenharia Civil é uma profissão que oferece mui...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |