Isaac Newton

Em 1966, Newton se formou pela Trinity College em Cambridge. Foi lá que ele começou seus estudos mais complexos sobre a matemática.

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ele foi considerado um autodidata com grande conhecimento matemático.

Em 1666 se formou pela Trinity College, Cambridge. Lá, ele estudou a filosofia de Aristóteles, Descartes, Pierre Gassendi e Robert Boyle. Depois disso, ele começou seus estudos mais profundos sobre matemática.

Newton não se concentrou apenas numa só área de estudos. Ele também tinha interesse em Filosofia Natural, Teologia e Alquimia.

Em 1667, com vinte seis anos, regressou a Cambridge como professor de matemática. Suas primeiras lições foram sobre ótica, e já em 1668 tinha construído com as suas próprias mãos um telescópio de espelho muito eficaz.

O trabalho mais importante de Newton culminou com a Teoria da Gravitação Universal. Ele descobriu a lei da força centrípeta sobre um corpo em órbita circular.

Em 1679 Newton provou que a Lei das Áreas de Kepler é uma consequência da força centrípeta, e também que a órbita é uma elipse.

Newton explicou a ocorrência de vários fenônemos como a órbita excêntrica dos cometas; as marés e suas variações; a precessão do eixo da Terra; e o movimento da Lua influenciado pela gravidade do Sol.

Depois de viver uma vida de genialidade e grande contribuição para as ciências exatas, Newton sofreu um colapso nervoso em 1693. Ele, então, abandonou a pesquisa e assumiu uma posição no governo em Londres, tornando-se Guardião da Casa da Moeda Real e Mestre.

Em 1703 foi eleito presidente da Sociedade real e foi agraciado com o título de cavalheiro em 1708, pela Rainha Anne. Ele foi o primeiro cientista a receber esta honra da monarquia britânica.

Morreu em 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.

Veja Também

Getúlio Vargas

Hermes da Fonseca

Benito Mussolini

Chiquinha Gonzaga

Jânio da Silva Quadros

John Davison Rockefeller