Isomeria

A palavra Isomeria vem do grego e significa “mesma parte”.

Na isomeria duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular.

A palavra Isomeria vem do grego e significa “mesma parte”. O conceito transmite a ideia de partes iguais na mesma composição.

Na química, isomeria é o nome do fenômeno caracterizado por duas substâncias compartilhando a mesma fórmula molecular, mesmo apresentando estruturas diferentes. Trata-se de um rearranjo dos átomos que ocorre principalmente em compostos de carbono.

A isomeria é possível graças à tetravalência do carbono, que permite a formação de longas cadeias estáveis e com múltiplas combinações. Assim, a isomeria estuda as diferentes probabilidades de compostos com mesma fórmula molecular. Os compostos com estas características são chamados isômeros

Existem vários tipos de isomeria:

Isomeria Plana - Isômeros com fórmulas estruturais planas. Podem ser Isomeria de Cadeia (isômeros com a mesma função química em diferentes cadeias carbônicas).

Isomeria de Posição - Isômeros de mesma função química, mesma cadeia carbônica e posição diferente de grupo funcional, radical ou insaturação.

Isomeria de Função - Isômeros de função que pertencem a funções diferentes.

Isomeria de Compensação ou Metameria - Isômeros de mesma função química, com cadeias heterogêneas, que diferem pela localização do heteroátomo.

Isomeria Dinâmica - Isomeria funcional que apresenta isômeros pertencentes a funções químicas diferentes, em que a característica de um deles pode ser mais estável que o outro.

Isomeria Espacial - Isômeros que têm a mesma fórmula molecular e fórmula espacial diferente.

Isomeria Geométrica - composto que apresenta isomeria geométrica.

Isomeria Óptica - isomeria espacial com isômeros que apresentam a propriedade de desviar o plano de vibração da luz polarizada.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Enxofre

Gás Hélio

O que é o Níquel?

Você conhece o Metanol?

Anticongelantes

Tsar Bomb – Bomba Rei