Lançamento de Projéteis

O estudo do lançamento de projéteis também é feito dentro da área da balística.

O lançamento de qualquer projétil acontece sob a ação da aceleração da gravidade. Saiba mais!

Na física, estudamos o lançamento de projéteis. Esse estudo analisa todo o processo que leva uma partícula a ser lançada com velocidade inicial v0, num ângulo em relação ao eixo horizontal do lançamento oblíquo.

O lançamento de qualquer projétil acontece sob a ação da aceleração da gravidade, que age verticalmente para baixo. Essa tipo de trajetória se apresenta como parabólica e resultante da composição de dois movimentos.

A velocidade do lançamento de projéteis é uma grandeza vetorial, que pode ser separada em dois eixos x e y. Isso possibilita que os movimentos sejam analisados separadamente.

O estudo do lançamento de projéteis também é feito dentro da área da balística, ciência que estuda o movimento dos corpos lançados ao ar livre. Esse tipo de trajetória é provocado pelo disparo de projéteis por uma arma de fogo.

Galileu e Newton foram os responsáveis por demonstrar que a trajetória de qualquer corpo sob ação da gravidade era parabólica. Eles utilizaram métodos de medição da velocidade dos projéteis e descobriram que essas velocidades eram variadas.

Atualmente, o homem utiliza supercomputadores que permitem otimizar o lançamento de projéteis. Nesse tipo de ação é possível calcular a altura máxima do projétil, o tempo de subida e o alcance máximo.

Veja Também

Reflexão Sonora

Explicação – Choque quando tocamos em outra pessoa

Energia Elétrica

Estado gasoso

Energia Eólica

Surgimento da bomba atômica