Leilões do Pré-Sal

O governo brasileiro realizou o mais importante leilão do pré-sal em 2013: o Leilão do Campo de Libra.

O governo brasileiro leiloou em 2013 o Campo de Libra, considerado a maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil. Saiba mais!

O governo brasileiro realizou o mais importante leilão do pré-sal em 2013: o Leilão do Campo de Libra. A negociação foi vencida por um superconsórcio liderado pela Petrobras, Shell, Total e pelas empresas chinesas CNPC e CNOOC.

Durante o leilão, apenas o consórcio vencedor apresentou proposta. Com isso, o grupo obteve o direito de explorar o Campo de Libra, na Bacia de Santos, por 35 anos.

O investimento das empresas na área deve chegar à marca de R$ 400 bilhões. O leilão foi feito sob o regime de partilha, ou seja, a empresa vencedora terá que garantir um retorno do petróleo explorado para o governo brasileiro, além de pagar um bônus de R$ 15 bilhões ao país.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, o modelo de partilha adotado para leilões de petróleo na camada pré-sal é eficiente e adequado. Para o governo, o leilão do Campo de Libra teve um resultado muito satisfatório.

Libra é considerada a maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil. A partir de agora, o consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell Brasil, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC vão explorar as reservas estimadas de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo da região.

O leilão de Libra foi o primeiro realizado pelo governo brasileiro, num regime que garante à União a gestão das reservas de petróleo. O contrato de partilha do campo terá duração de 35 anos, mas os 4 primeiros anos serão voltados apenas para a fase de exploração.

O Brasil ainda tem os campos de Lula, com reserva estimada de 8,3 bilhões de barris de petróleo e gás, e de Franco, com cerca de 5 bilhões de barris, para explorar no pré-sal da Bacia de Santos com concessão à Petrobras.

Veja Também

Resultado dos protestos pelo Brasil

Terremoto no Haiti

Fontes de energias renováveis

Chikungunya

27 de Novembro – Dia do Combate ao Câncer

Charlie Hebdo – Atentado Terrorista