Leonardo da Vinci

Nascido em 1452 no vilarejo de Vinci, próximo à cidade de Florença na Itália, Leonardo não teve uma educação formal mas sempre se destacou pela criatividade.

O gênio da arte Leonardo da Vinci nasceu em 1452, no vilarejo de Vinci, próximo à cidade de Florença, na Itália. Apesar de não ter tido uma educação formal, da Vinci sempre se destacou pela criatividade.

O autor do famoso quadro Monalisa, era filho ilegítimo de um tabelião. Ainda adolescente, ele foi aprendiz no ateliê de Verrocchio.

Os livros de história da arte dão conta de que Leonardo da Vinci era dono de uma personalidade polêmica. Ele chegou a ser denunciado por prática de sodomia, e era considerado homossexual, fato que nunca ficou provado.

A obra Monalisa del Giocondo, considerada o quadro mais célebre da pintura ocidental, foi o grande trunfo da vida de da Vinci. O quadro se encontra na exposição permanente do museu do Louvre, em Paris, na França.

Diz-se que em 1503, Francesco del Giocondo encomendou a Leonardo um retrato de sua mulher, Monalisa. Mas a identidade da jovem do retrato de da Vinci nunca foi verdadeiramente descoberta.

Além de artista, Leonardo da Vinci também se destacou como inventor e cientista. Seu trabalho sempre foi baseado na observação criteriosa da natureza.

Ele deixou cadernos repletos de notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao voo dos pássaros, às engrenagens mecânicas, entre outros temas.

Leonardo da Vinci morreu no dia 2 de maio de 1519.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Dom João VI

Walt Disney

Anita Garibaldi

Carl Sagan

Caravaggio

Isaac Newton