Literatura no Brasil

A literatura é definida como arte de criar estilos de escrita, os primeiros sinais da literatura brasileira foram encontradas em documentos informativos.

A literatura é definida como a arte de criar estilos de escrita. Os primeiros sinais da literatura brasileira foram encontrados em documentos informativos, como a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu para relatar a Portugal as características do país descoberto pelos colonizadores.
 
Este escrito faz parte do gênero da literatura de viagens, comum no século XVI, quando a expansão marítima colocou o mundo em contato com os povos de além-mar.
 
Os escritos dos jesuítas também foram importantes para a literatura brasileira. Entre esses documentos estão textos de Padre Manoel da Nóbrega e Fernão Cardim.
 
Os textos de Padre Anchieta, que eram destinados à catequização de indígenas, também representam um importante papel neste cenário.
 
Na Literatura deste período predominou o contexto histórico e informativo sobre o homem e a natureza do Brasil primitivo.
 
Já no século o século XIX, os movimentos romântico e realista ganharam espaço no Brasil e levaram a literatura brasileira ao conhecimento do mundo todo a partir da Semana de Arte Moderna em 1922. Esse movimento do Modernismo descobriu escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.
 
Nos dias de hoje, em termos de literatura moderna, o escritor Paulo Coelho é considerado o brasileiro mais conhecido no mundo, alcançando a liderança de vendas de livros no país e recordes pelo mundo.
 
Outros autores brasileiros contemporâneos são Ignácio de Loyolla Brandão, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro e Luís Fernando Veríssimo.

Veja Também

Rima

Paranomásia

Literatura de Cordel

Estilos literários

Classicismo

Literatura quinhentista