Lixo (Problemas e Soluções)

O grande acúmulo de lixo representam graves problemas para a sociedade contemporânea.

O acúmulo e a geração descontralada de lixo representam graves problemas para a sociedade contemporânea. Esse descarte inadequado dos resíduos sólidos foi impulsionado pela sociedade do consumo.

Em vários países os lixões a céu aberto e sem qualquer tipo de controle se multiplicam, causando prejuízos ao meio ambiente. O lixo está por toda parte – nos rios, mares, esgotos, ruas e na natureza.

Hoje, uma das soluções mais eficazes no controle da produção de lixo é a reciclagem. Muitas cidades já contam com coleta seletiva, que possibilita um melhor aproveitamento do lixo.

No Brasil, os aterros sanitários ainda são a melhor solução para o destino do lixo não reciclável, mas esta é uma alternativa paliativa. Em países da Europa, por exemplo, os governos têm optado pelas usinas de recuperação energética de resíduos sólidos, que consistem na queima do lixo para geração de energia elétrica e biogás.

Os resíduos sólidos domésticos, comerciais, industriais, hospitalares e agrícolas devem ter destinos próprios e não podem ser misturados. Vale ressaltar que o destino incorreto do lixo pode trazer sérios prejuízos à saúde pública.

Para que o lixo receba destinação adequada é necessário que os governos se preocupem em investir nesse setor e também na coscientização da população, por meio de programas de reciclagem.

O governo brasileiro aprovou há pouco tempo, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras coisas, determina a realização da logística reversa, onde as indústrias serão responsáveis pelo recolhimento e reciclagem de seus produtos.

Adotando medidas preventivas, a reciclagem, o reuso e o consumo consciente é possível diminuir consideravelmente a produção de lixo no mundo. Cada um deve fazer a sua parte nesse processo.

Veja Também


Santiago de Compostela

Comidas típicas do sul

Tóquio

Qual o vulcão mais ativo do mundo?

Como Acontece o Tsunami

Crosta Terrestre