Maiores sociólogos do mundo

Os sociólogos trabalham para compreender o comportamento humano em sociedade e também as instituições e grupos formados pelo homem.

A sociologia é uma área das ciências humanas que se dedica ao estudo e análise da sociedade. Os sociólogos trabalham para compreender o comportamento humano em sociedade e também as instituições e grupos formados pelo homem.

Muitos estudiosos se dedicaram a essa área ao longo dos anos, atuando para mostrar as relações sociais e políticas que estão presentes na vida em comunidade. Alguns pensadores dessa área merecem destaque por terem formulado reflexões importantes.

Emile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia moderna, é um desses estudiosos de destaque. Ele fundou a escola francesa de sociologia e lançou os princípios teóricos da sociologia moderna, entre eles o conceito de coesão social.

Durkheim fortaleceu a sociologia ao desenvolver trabalhos teóricos que tratavam da divisão social do trabalho. As principais obras desse sociólogo são: “Regra do método sociológico”, “As formas elementares da vida religiosa” e “Da divisão social do trabalho”.

Outro sociólogo importante foi Karl Marx, que escreveu sobre as relações sociais de classe, criticando a organização capitalista da sociedade moderna.

Theodor Adorno também está entre os maiores sociólogos do mundo. Ele é considerado expoente da sociologia com obras como “Dialética do esclarecimento”, que faz crítica à razão instrumental e à indústria cultural.

Podemos citar ainda Jurgen Habermas, outro grande nome da sociologia. Ele foi herdeiro da Escola de Frankfurt, e se mostrou defensor de uma ética universalista, formalista e cognitivista, que garantisse a participação de todos na vida publica e nas decisões.

Por fim, devemos citar outro pai da sociologia, o alemão Max Weber. Ele escreveu “A ética protestante e o espírito do capitalismo” onde faz reflexões sobre a sociologia da religião.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Ascensão social

Conservadorismo

Fome mundial

Delinquência

A fome no mundo

Karl Marx e seu Pensamento Sociológico