Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, Pernambuco, em 19 de abril de 1886.

Manuel Bandeira escreveu mais de 20 livros de poesia e prosa.

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, Pernambuco, em 19 de abril de 1886. Ele foi um poeta, crítico literário e tradutor brasileiro.

Bandeira escreveu mais de 20 livros de poesia e prosa. Em 1904, ele descobriu que sofria de tuberculose, fato que o encorajou a se deslocar de São Paulo para o Rio de Janeiro para se tratar.

Manuel Bandeira viveu muito tempo na Europa, onde conheceu importantes autores e pintores. Ele contribuiu com o Movimento Modernista brasileiro, escrevendo poemas de crítica política e social.

Bandeira começou a publicar suas obras em 1924. Ele tornou-se um respeitado autor brasileiro e escreveu artigos para vários jornais e revistas.

Em suas obras, o poeta retratou o amor, as mulheres, a infância na cidade do Recife, os amigos e os problemas de saúde. Bandeira foi eleito para a Academia de Letras do Brasil, onde foi o terceiro ocupante da Cadeira de número 24, cujo patrono foi Júlio Ribeiro.

O poeta morreu com 82 anos de idade, no dia 18 de Outubro de 1968, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Seu funeral aconteceu no grande salão da Academia Brasileira Letras.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Fernão Dias

Barack Obama

Maquiavel

Eike Batista

Alessandro Volta

Luís Vaz de Camões