Maquiavel

Nascido na Itália, em 3 de maio de 1469, Maquiavel viveu a era do Renascimento.

Nicolau Maquiavel foi um historiador, diplomata, filósofo, estadista e político. Nascido na Itália, em 3 de maio de 1469, Maquiavel viveu a era do Renascimento.

O historiador era natural de Florença, onde estudou e iniciou sua atuação política. Maquiavel se formou por uma educação clássica e aos 12 anos de idade já escrevia em latim.

O brilhantismo do estudioso o levou ao seu primeiro cargo público quando ele tinha 29 anos. Em 1498, ele passou a ocupar a segunda chancelaria da república florentina, cumprindo uma agenda de missões em toda a Itália.

Em 1512, a dinastia Médici voltou ao poder na Itália e Maquiavel acabou preso e torturado. Depois disso, ele se mudou para a cidade de São Cassiano, onde escreveu sobre a Primeira década de Tito Lívio e sua obra prima “O Príncipe”.

A obra e o pensamento de Maquiavel são fundamentados em sua experiência e análise do governo e da sociedade. Por suas idéias, o pensador chegou a ser considerado inimigo da república.

Sua mais importante obra, “O Príncipe”, aconselha os governantes a manterem um poder absoluto, usando a força militar e fazendo inimigos e buscava o ideal de unificação italiana. Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.

Por ter sido identificado como inimigo da república, Maquiavel acabou se entregando à depressão e adoecendo. Ele morreu em junho de 1527 e mais tarde acabou reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.

Veja Também

Dom Pedro I

Adam Smith

Pelé – A História de um Rei

Marechal Deodoro da Fonseca

Anita Garibaldi

Eike Batista