Click EstudanteBiografiasMargaret Thatcher

Margaret Thatcher

Autor: Click Estudante

Lido: 2378 vezes

Margaret Thatcher

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha.

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher foi uma figura controversa de ideologias conservadoras. Nascida em 13 de outubro de 1925, em Grantham, na Inglaterra, Margaret Thatcher tornou-se líder do Partido Conservador da Grã-Bretanha, e em 1979 foi eleita primeira-ministra.

Durante seus três mandatos, ela cortou programas sociais, reduziu o poder dos sindicatos e privatizou vários setores. Thatcher renunciou em 1991 devido à política impopular e às lutas de poder em seu partido.

A ex-primeira-ministra britânica foi batizada Margaret Hilda Roberts. Ela recebeu o apelido de "Dama de Ferro", e serviu como o primeira-ministra da Inglaterra de 1979 a 1990.

Thatcher se formou em química na Universidade de Oxford. Durante esse período, Thatcher serviu como presidente da associação conservadora da universidade.

Dois anos depois de se formar na faculdade, Thatcher fez sua primeira oferta para um cargo público. Ela correu como o candidata conservadora para um assento parlamentar nas eleições de 1950. Thatcher sabia desde o início que seria quase impossível ganhar a posição.

Ela então se casou com Denis Thatcher. Em 1952, Thatcher coloca a política de lado por um tempo para estudar Direito. Ela e seu marido adotam os gêmeos Carol e Mark.

Depois de completar a sua formação, Thatcher qualificada como advogada, volta à arena política e ganha um assento na Câmara dos Comuns em 1959.

No Partido Conservador, Thatcher se tornou uma força dominante e foi eleita líder do Partido em 1975. Com esta vitória, Thatcher tornou-se a primeira mulher a servir como o líder da oposição na Câmara dos Comuns.

Thatcher fez história em maio de 1979, quando foi nomeada primeira-ministra da Grã-Bretanha. Ela enfrentou recessão do país e ficou conhecida pela destruição das indústrias tradicionais da Grã-Bretanha através de ataques a organizações trabalhistas.

Depois de três mandatos, ela renuncia ao cargo e se afasta da política. Em 2002, publica um livro sobre política internacional. Nessa época, Thatcher sofreu uma série de pequenos acidentes vasculares cerebrais.

Depois de 2011, Thatcher passou a lutar contra problemas de memória e se retirou dos holofotes, vivendo quase em isolamento em sua casa, no bairro de Belgravia, em Londres.

Margaret Thatcher morreu no dia 08 de abril de 2013, aos 87 anos de idade. Ela foi enterrada na Inglaterra com honras militares.

Comentários

Sugestões de Artigos

Margaret Thatcher
Margaret Thatcher

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-minis...

Tragédia em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria

No dia 27 de janeiro de 2013, um domingo aparentem...

Olimpíadas no Brasil
Olimpíadas no Brasil

O Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa, vai sediar ...

Sistema de Sustentação
Sistema de Sustentação

Esse sistema é formado pelo nosso esqueleto, estru...

Era Vargas
Era Vargas

A Era Vargas corresponde ao período em que Getúlio...

Genocídio e Etnocídio
Genocídio e Etnocídio

As duas palavras estão relacionadas a uma limpeza ...

A história da Inquisição no Brasil
A história da Inquisição no Brasil

A igreja católica combatia manifestações que repre...

Lançamento de Projéteis
Lançamento de Projéteis

O estudo do lançamento de projéteis também é feito...

Melhores faculdades de medicina do Brasil
Melhores faculdades de medicina do Brasi

O ranking universitário do jornal Folha de São Pau...

A ditadura militar no Brasil
A ditadura militar no Brasil

A ditadura no Brasil ocorreu entre os anos 1964 e ...

Tabela periódica
Tabela periódica

Tenha acesso a tabela periódica colorida e preto e...

Refugiados no mundo
Refugiados no mundo

Os refugiados estão nos noticiários de todo o mund...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |