Mata de araucária

Mata de Araucária, ou Floresta Ombrófila Mista, é uma forma de vegetação encontrada, majoritariamente, no Rio Grande do Sul e no Paraná, no sul do Brasil.

Essas matas têm chuvas regulares o ano todo e se desenvolvem em altitudes maiores que 500 metros.

Mata de Araucária, ou Floresta Ombrófila Mista, é uma forma de vegetação encontrada, majoritariamente, no Rio Grande do Sul e no Paraná, no sul do Brasil. Esse tipo de mata corre risco de extinção, principalmente por conta das vastas áreas de pasto, da agricultura e do corte ilegal para a exploração da madeira.

Hoje, apenas 1,2% da cobertura original das Matas de Araucárias estão preservadas no Brasil.

Os estados de São Paulo e Minas Gerais também têm áreas pontuais desse tipo de vegetação. As matas de araucárias são características de regiões de clima frio e com bastante altitude.

Essas áreas têm chuvas regulares o ano todo e se desenvolvem em altitudes maiores que 500 metros.

A Araucária Angustifólia é a espécie típica dessas áreas e pode atingir até 50 metros de altura. Elas são produtoras do pinhão, um tipo de semente comestível.

A exploração intensa da araucária se deu por causa de sua localização em terras férteis. A Floresta Ombrófila Mista também conta com espécies como a erva-mate (llex paraguariensis) e a imbuia (Ocotea porosa).

Em relação à fauna, a Floresta de Araucária tem tucanos, beija-flores, saíras, gaturanos, sanhaço, jiboia, e mais de 20 espécies endêmicas de primatas.

As matas de araucária são formações típicas de regiões de clima subtropical. As árvores que formam essas florestas demoram cerca de 16 anos para produzir madeira de qualidade.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Biomassa

Tratamento da água

Qual o vulcão mais ativo do mundo?

São Paulo

Buraco Negro

Principais placas tectônicas