Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é irrigada por uma hidrografia composta pelos rios Tocantins e Araguaia.

O Brasil é um pais conhecido mundialmente por suas florestas, matas e vegetações, tanto que criou-se a lenda de que o verde na bandeira do Brasil é para representar a sua rica vegetação, e não a Casa de Bragança de Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, como pensou o idealizador da bandeira, o professor Raimundo Teixeira Mendes.

Mas não só de Mata Atlântica e Floresta Amazônica é composta a vasta vegetação brasileira, diversos biomas e ecossistemas brasileiros são intermediários entre o norte, onde se localiza a Floresta Amazônica e o sudeste e sul do Brasil, onde se localiza a Mata Atlântica, como a Mata dos cocais, que ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e o norte do Tocantins, ocupando parte da região norte e nordeste do país, com uma transição entre a Floresta Amazônica e a caatinga.

Composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, a vegetação da Mata dos Cocais possui também uma grande área provinda de um reflorestamento, uma floresta reconstituída pós-desmatamento, composta de babaçu, carnaúba, oiticica e buriti. A fauna local é composta por espécies de animais típicos, como macacos, aves, insetos, ariranha, boto, acará-bandeira, etc. Já o clima local é composto por três tipos, o Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido.

O relevo da Mata dos Cocais é composto por muitas formas, como planície, depressões, planalto, estrutura rochosa formada por rochas cristalinas e sedimentares. Com um solo rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além, da argila caulim.

Além dos rios aéreos, a Mata dos Cocais é irrigada por uma hidrografia composta pelos rios Tocantins e Araguaia, e dos seus acumulo aquíferos.

Mata dos Cocais é a responsável pela principal atividade econômica da população local, com milhares de pessoas vivendo do extrativismo do coco de babaçu, já que a sua semente é utilizada como matéria-prima por grande parte da indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos.

Veja Também

Comidas típicas do nordeste

Origem e Formação dos Continentes

Galáxias

Acidificação

Era do Degelo

Ásia