Matéria escura

A matéria escura faz parte do universo e é muito estudada pelos astrônomos.

A matéria escura é uma parte do Universo muito estudada pelos astrônomos. É uma forma de matéria que os cientistas sabem que existem em razão de conseguirem medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. No entanto, ela não é vista, e exatamente por isso é chamada matéria escura, já que ela não emite nenhuma luz.


O fato de não emitir luz, dificulta o estudo da matéria escura, pois todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros.


A matéria escura é invisível, e ela foi descoberta na década de 1930, quando o astrônomo Fritz Zwicky, um húngaro radicado nos Estados Unidos, calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas. Essa diferença de massa foi chamada de matéria escura.

Hoje, calcula-se que a matéria escura corresponda a mais ou menos 95% do Universo. O mais provável é que ela seja feita de partículas subatômicas, menores que nêutrons, prótons e elétrons.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Física Térmica

O que é a Lei da Atração?

Energia Eólica

Matéria escura

Lançamento de Projéteis

Campo Gravitacional