Click EstudanteHistóriaMatrizes Culturais do Brasil

Matrizes Culturais do Brasil

Autor: Click Estudante

Lido: 21262 vezes

Matrizes Culturais do Brasil

Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus.

Esclarecimentos necessários:

O termo etnia refere-se a agrupamentos humanos com uma unidade cultural em comum, ou seja, possuem traços culturais que se assemelham: idiomas, costumes, maneiras de pensar, sentir e agir. Já o termo raça, muito usado no passado, passou por uma reavaliação. A biologia colocou esse termo em desuso, impróprio para se referir a seres humanos, visto que se constatou que não existem raças humanas e sim raça humana. Todos seres humanos pertencem a uma única raça.

As etnias que formaram a matriz cultural do Brasil



Quando os portugueses chegaram aqui a terra estava totalmente povoada por pessoas as quais foram denominadas de índios. Eram vários grupos étnicos que possuíam semelhança e diferenças culturais, mas foram todos considerados índios. A primeira miscigenação que ocorreu foi com o branco europeu e os índios do Brasil.

Para Portugal tornar o Brasil produtivo usou primeiramente o trabalho indígena, o qual não se mostrou tão interessante visto que: "Os indígenas brasileiros, vivendo no estágio da comunidade primitiva, desconheciam a escravidão. Ou devoravam os prisioneiros de guerra ou assimilavam-no à tribo."(1. pp. 44-45). A solução foi trazer os negros, os quais Portugal já conhecia da costa africana. Esses passaram a ser escravizados no Brasil no início do ciclo da cana-de-açúcar. O negro, deslocado de sua terra e de sua cultura, foi o terceiro elemento da formação étnica do Brasil.

Do século XVI ao início do século XIX, a constituição étnica principal do Brasil foi o negro, o índio e o branco. No início do século XIX, várias mudanças estruturais fizeram com que a população do Brasil aumentasse. A vinda da família real, a necessidade de uma força armada e a grande necessidade de povoar o território figuram entre as principais mudanças.

"Formou-se então, a primeira corrente de colonos ou imigrantes portugueses vindos principalmente das ilhas dos Açores. Foram escolhidos, de preferência, grupos familiares [...]" (2. p.178). Que por sinal foi uma grande exceção na história do Brasil. Em meados do século XIX a necessidade de mão-de-obra para a lavoura do café traria muitos migrantes em situação extremamente difícil para trabalhar nas fazendas de café.

Por volta de 1850 -1930 chegaram ao Brasil migrantes de origem europeia e alguns asiáticos. O Brasil vinha sendo pressionado para acabar com a escravidão e o europeu atenderia a necessidade de mão-de-obra e ao mesmo tempo promoveria um certo "embranquecimento" do povo brasileiro.

Durante esses oitenta anos grande levas de portugueses, espanhóis e italianos entram no país. Também chegaram alemães, libaneses e japoneses. Todos contribuíram muito com a formação cultural do Brasil, pois na nova terra manifestavam seus costumes e suas crenças, influenciaram e foram influenciados. Nossa música, nosso idioma, nossas festas populares, nossas crenças tiveram influências significativas desses povos que aqui se fixaram.

A partir de 1930 a migração para o Brasil declinou, na segunda guerra mundial o nível de migrantes para o Brasil se reduziu ao máximo, para depois, entre 1949 e 1953, ter um sutil aumento nas taxas de migração, mas ainda pouco significativas.





Fluxo de migrantes da Europa para a América. Notem que o sudeste e sul do Brasil, Argentina e Uruguai receberam um significativo número de migrantes europeus.

Fluxo de migrantes negros e árabes que saíram da África e vieram para a América. Praticamente todo litoral do Brasil, a América Central (insular e continental) e o sul dos Estados Unidos receberam muitos migrantes. Notem a predominância dos negros.

Comentários

Sugestões de Artigos

Matrizes Culturais do Brasil
Matrizes Culturais do Brasil

A princípio o branco europeu, o índio e o negro e ...

Sistema de Seleção Unificada: SiSU
Sistema de Seleção Unificada: SiSU

Uma das melhores formas de preparação para o Sisu ...

Tratamento da água
Tratamento da água

A água que nos consumimos na nossa casa chega até ...

Literatura Gótica
Literatura Gótica

A literatura gótica também é considerada um tipo d...

Negligência Salutar
Negligência Salutar

A negligência salutar foi uma lei introduzida pela...

Teorema de Tales
Teorema de Tales

O Teorema de Tales foi descrito pelo filósofo e ma...

Sentido do tato
Sentido do tato

O tato só é possível porque a pele é formada por t...

O papel do Brasil no mundo
O papel do Brasil no mundo

Os avanços sociais e econômicos do Brasil levaram ...

Steve Jobs e suas invenções
Steve Jobs e suas invenções

Steve Jobs foi um dos maiores inventores da geraçã...

Muro de Berlim
Muro de Berlim

A queda do muro de berlim começou informalmente em...

O que é homeostase?
O que é homeostase?

Você já parou para pensar em como seu corpo funcio...

Risco de terrorismo no Brasil
Risco de terrorismo no Brasil

Apesar do Brasil não ser um alvo direto do Estado ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |