Metabolismo celular

Metabolismo Celular refere-se ao conjunto de todas as reações químicas que acontecem no interior das células.

Metabolismo Celular refere-se ao conjunto de todas as reações químicas que acontecem no interior das células, desencadeando os processos de síntese e degradação dos nutrientes.

As reações do metabolismo celular são fundamentais para a vida humana, pois garantem a reprodução das células. As enzimas são de extrema importância nesse processo, já que atuam como reguladoras das vias metabólicas.

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo. As chamadas reações anabólicas são aquelas que produzem nova matéria orgânica. Já as reações catabólicas são as reações químicas que geram grandes quantidades de energia livre pela decomposição ou degradação de moléculas de matéria orgânica.

As reações de catabolismo e anabolismo devem acontecer em equilíbrio. Quando a atividade catabólica supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso. E quando o anabolismo supera o catabolismo, o organismo ganha peso.

O equilíbrio das reações recebe o nome de equilíbrio dinâmico ou homeostase. A matéria-prima para as reações metabólicas são os nutrientes.

As células apresentam diversidade de reações químicas, e essa característica constitui o metabolismo celular. Nessas reações temos dois tipos de substâncias: os reagentes e os produtos.

Entre exemplos de catabolismo, temos a digestão e a renovação celular. Já entre o anabolismo temos o crescimento e a síntese de proteínas.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Crustáceos

O que é homeostase?

Parasitismo

Saiba o que é Fotossíntese

Composição corporal humana

Sentido do tato