Click EstudanteBiologiaMétodos contraceptivos

Métodos contraceptivos

Autor: Click Estudante

Lido: 1660 vezes

Métodos contraceptivos

Existem vários métodos contraceptivos disponíveis, mas todos necessitam de recomendação médica.

O processo de contracepção tem encontrado apoio em vários métodos modernos. A escolha sobre a gravidez se tornou realidade para a mulher a partir da pílula anticoncepcional. De lá, para cá muitos outros métodos foram incorporados à vida feminina para o controle da natalidade e planejamento familiar.

Hoje, com muitas mulheres trabalhando e assumindo, junto com o homem, o papel de manter um lar, é preciso que os contraceptivos estejam na vida do casal. Mas, a mulher é quem tem que decidir qual o melhor método para si. Para tanto, é aconselhável consultar um médico antes de escolher.

Os métodos contraceptivos têm a função de impedir a ocorrência de uma gravidez indesejada. Existem métodos de barreira, métodos comportamentais e métodos definitivos para evitar a gravidez.

Entre os métodos de barreira temos os preservativos femininos e masculinos, que também protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O uso da camisinha é extremamente recomendado, até mesmo por casais que já usem outros métodos de contracepção.

Os métodos contraceptivos mais utilizados são a pílula, o DIU, a tabelinha, os dispositivos de barreira e os métodos hormonais e cirúrgicos. Vale lembrar que a prevenção da gestação não planejada é importante, principalmente, para jovens e adolescentes sexualmente ativos.

Confira alguns métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres:

Tabelinha: método que consiste em calcular o início e o fim do período fértil da mulher com o objetivo de evitar a ocorrência de relações sexuais. Só funciona para mulheres com ciclo menstrual regular. Esse método não é muito eficaz e deve ser combinado com outros métodos.

Camisinha: método de barreira que pode ser usado pelo homem e pela mulher. É eficaz na prevenção da gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis. Esse envoltório é feito de látex e evita a chegada do espermatozóide até o útero.

No caso da camisinha feminina, a mulher introduz um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta acoplado a dois anéis flexíveis. O produto vem lubrificado e sua eficácia varia de 82 a 97%.

Diafragma: é um anel flexível que tem uma membrana de borracha fina. O dispositivo deve ser introduzido na vagina até cobrir o colo do útero. O objetivo é impedir a passagem dos espermatozóides. Deve ser usado com um espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual.

Dispositivo Intra-Uterino (DIU): o DIU é um artefato de polietileno que contém hormônios. Ele deve ser introduzido na cavidade uterina. Esse método é permanente.

Pílula Anticoncepcional: são pílulas de estrogênio e progesterona que impedem a concepção. As pílulas inibem a ovulação. A pílula deve ser indicada por um médico ginecologista.

Pílula do dia seguinte: esse método é uma contracepção de emergência. Trata-se de uma pílula que deve ser tomada até 72 horas após o coito). Previne a gravidez inibindo a ovulação, a fertilização e a implantação do blastocisto.

Contraceptivos Injetáveis: são hormônios injetáveis que contém progesterona ou associação de estrogênios, com doses hormonais de longa duração. O efeito contraceptivo pode durar de 1 a 3 meses.

Laqueadura tubária e Vasectomia: são métodos de esterilização, cirúrgicos e definitivos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos

O processo de contracepção tem encontrado apoio em...

Terremotos no Nepal
Terremotos no Nepal

Em Estado de Emergência o Nepal busca ajuda intern...

Aproximação do Irã com Ocidente em 2013
Aproximação do Irã com Ocidente em 2013

Nos últimos meses o mundo tem assistido com espera...

Refugiados no mundo
Refugiados no mundo

Os refugiados estão nos noticiários de todo o mund...

Ciclo Trigonométrico
Ciclo Trigonométrico

O estudo do circulo trigonométrico analiza as razõ...

Teatro Oriental
Teatro Oriental

O teatro oriental se desenvolveu na Ásia d...

Sistema partidário brasileiro
Sistema partidário brasileiro

No sistema político-partidário brasileiro os quoci...

O começo da industrialização do Brasil
O começo da industrialização do Brasil

Durante o Brasil Colônia o país não teve nenhum av...

Paralelismo
Paralelismo

Essa figura de estilo é constituída da repetição s...

Onomatopéia
Onomatopéia

Onomatopéia é uma figura de linguagem que imita so...

UFAM - Universidade Federal do Amazonas
UFAM - Universidade Federal do Amazonas

A UFAM – Universidade Federal do Amazonas é uma in...

Análise Combinatória
Análise Combinatória

A análise combinatória surgiu da necessidade de se...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |