Click EstudanteBiologiaMétodos contraceptivos

Métodos contraceptivos

Autor: Click Estudante

Lido: 1990 vezes

Métodos contraceptivos

Existem vários métodos contraceptivos disponíveis, mas todos necessitam de recomendação médica.

O processo de contracepção tem encontrado apoio em vários métodos modernos. A escolha sobre a gravidez se tornou realidade para a mulher a partir da pílula anticoncepcional. De lá, para cá muitos outros métodos foram incorporados à vida feminina para o controle da natalidade e planejamento familiar.

Hoje, com muitas mulheres trabalhando e assumindo, junto com o homem, o papel de manter um lar, é preciso que os contraceptivos estejam na vida do casal. Mas, a mulher é quem tem que decidir qual o melhor método para si. Para tanto, é aconselhável consultar um médico antes de escolher.

Os métodos contraceptivos têm a função de impedir a ocorrência de uma gravidez indesejada. Existem métodos de barreira, métodos comportamentais e métodos definitivos para evitar a gravidez.

Entre os métodos de barreira temos os preservativos femininos e masculinos, que também protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O uso da camisinha é extremamente recomendado, até mesmo por casais que já usem outros métodos de contracepção.

Os métodos contraceptivos mais utilizados são a pílula, o DIU, a tabelinha, os dispositivos de barreira e os métodos hormonais e cirúrgicos. Vale lembrar que a prevenção da gestação não planejada é importante, principalmente, para jovens e adolescentes sexualmente ativos.

Confira alguns métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres:

Tabelinha: método que consiste em calcular o início e o fim do período fértil da mulher com o objetivo de evitar a ocorrência de relações sexuais. Só funciona para mulheres com ciclo menstrual regular. Esse método não é muito eficaz e deve ser combinado com outros métodos.

Camisinha: método de barreira que pode ser usado pelo homem e pela mulher. É eficaz na prevenção da gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis. Esse envoltório é feito de látex e evita a chegada do espermatozóide até o útero.

No caso da camisinha feminina, a mulher introduz um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta acoplado a dois anéis flexíveis. O produto vem lubrificado e sua eficácia varia de 82 a 97%.

Diafragma: é um anel flexível que tem uma membrana de borracha fina. O dispositivo deve ser introduzido na vagina até cobrir o colo do útero. O objetivo é impedir a passagem dos espermatozóides. Deve ser usado com um espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual.

Dispositivo Intra-Uterino (DIU): o DIU é um artefato de polietileno que contém hormônios. Ele deve ser introduzido na cavidade uterina. Esse método é permanente.

Pílula Anticoncepcional: são pílulas de estrogênio e progesterona que impedem a concepção. As pílulas inibem a ovulação. A pílula deve ser indicada por um médico ginecologista.

Pílula do dia seguinte: esse método é uma contracepção de emergência. Trata-se de uma pílula que deve ser tomada até 72 horas após o coito). Previne a gravidez inibindo a ovulação, a fertilização e a implantação do blastocisto.

Contraceptivos Injetáveis: são hormônios injetáveis que contém progesterona ou associação de estrogênios, com doses hormonais de longa duração. O efeito contraceptivo pode durar de 1 a 3 meses.

Laqueadura tubária e Vasectomia: são métodos de esterilização, cirúrgicos e definitivos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos

O processo de contracepção tem encontrado apoio em...

Mapa do Brasil
Mapa do Brasil

O Mapa Político do Brasil completo....

Teoria da Burocracia
Teoria da Burocracia

A teoria da burocracia foi criada por Max Weber, n...

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida co...

Filosofia de Kant
Filosofia de Kant

Kant estudou teologia, matemática e física na univ...

UFBA - Universidade Federal da Bahia
UFBA - Universidade Federal da Bahia

A UFBA - Universidade Federal da Bahia, foi criada...

Xisto Betuminoso
Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso...

Pontos Cardeais e Colaterais
Pontos Cardeais e Colaterais

Os pontos cardeias do globo terrestre são: Norte (...

Pedreiro
Pedreiro

O pedreiro desenvolve um trabalho pesado em cantei...

Preconceito racial
Preconceito racial

A sociologia estuda o comportamento humano desde o...

As zonas climáticas da terra
As zonas climáticas da terra

As zonas climáticas da terra são divididas em zona...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |