Micologia

A palavra micologia vem do grego "Mykes", que significa cogumelo, e "logos", que significa estudo.

Os fungos pertencem ao Reino Fungi e são estudados pela micologia. Saiba mais!

A micologia, também chamada de micetologia, é a ciência que estuda os fungos. Essa área estuda a taxonomia, a sistemática, a morfologia, a fisiologia e a utilidade que os fungos podem ter para a medicina e para a indústria.

A palavra micologia vem do grego "Mykes", que significa cogumelo, e "logos", que significa estudo. Esse tipo de pesquisa é feito por botânicos, mas a micologia é uma ciência independente da Botânica.

Os fungos estudados pela micologia são organismos heterotróficos, como os cogumelos, as leveduras e os bolores. Os fungos pertencem ao Reino Fungi, são seres aclorofilados e que absorvem substâncias orgânicas.

Os fungos são formados por hifas, filamentos longos e ramificados, e se reproduzem por processos sexuais, assexuais e parassexuais. Os fungos são classificados em quatro divisões: Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota.

Existem vários tipos de fungos, como fungos venenosos e prejudiciais à saúde humana, e os fungos que são utilizados para tratamentos de saúde, na fabricação e desenvolvimento de remédios.

A micologia estuda os fungos que podem ser utilizados na indústria, como as leveduras, que são utilizados como fermentos; e na medicina, como a penicilina, utilizada como antibiótico natural.

Veja Também

Sistema Linfático

Biotecnologia

Esquisofrenia

Fagocitose

Sistema cardiovascular

Métodos contraceptivos