Miopia

O míope precisa apertar os olhos para tentar enxergar melhor quando a distância é muito grande.

A miopia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar à distância.

A miopia é uma doença que afeta os olhos. Quem sofre de miopia tem dificuldades para enxergar os objetos que estão distantes.

A etimologia da palavra miopia é grega e seu significado é “olho fechado”. O míope precisa apertar os olhos para tentar enxergar melhor quando a distância é muito grande.

O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada. Assim, as imagens são formadas antes da retina, fator que causa uma baixa de visão.

Vários fatores podem levar ao desenvolvimento da miopia, mas o fator mais comum é a hereditariedade. O período da vida em que a pessoa desenvolve miopia é, normalmente, até os 19 anos de idade. Outro fator que pode resultar na miopia é ler com pouca luz, forçando a vista.

As pessoas que apresentam o problema enxergam objetos turvos. Em casos de miopia grave, o paciente pode desenvolver uma degeneração da retina.

Normalmente, a miopia é diagnosticada durante os primeiros anos da vida escolar. O primeiro sinal de miopia é não conseguir ler o quadro-negro. Outros sintomas são: fadiga ocular e dores de cabeça.

Sem um tratamento adequado, a miopia pode piorar com o passar dos anos. Por isso, ao primeiro sinal do problema é preciso marcar uma consulta com um oftalmologista.

Os exames que podem diagnosticar a miopia são: exame geral do olho, exame oftalmológico padrão, medição da pressão ocular, teste de refração, exame de retina e acuidade visual.

O tratamento da miopia é feito por meio de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Digestão

Sistema Endócrino

Transpiração Vegetal

Transgênicos

Descoberta da Penicilina

Saiba o que é o Virus Ebola