Moralidade

Um comportamento moral assegura relacionamentos harmônicos dentro de uma sociedade.

Um comportamento moral assegura relacionamentos harmônicos dentro de uma sociedade.

A moralidade é a conduta social esperada dos cidadãos. Trata-se de uma regra, com imposições e proibições, que determina a relação e as atitudes humanas.

A moralidade trata de um sistema de comportamento que segue padrões morais com responsabilidade. Atualmente, existe um conflito sobre o que é moral e o que é imoral. Para muitas pessoas, a moralidade é uma questão cultural.

Pela moralidade temos os princípios que devem reger o comportamento humano. Os objetivos da moralidade são: assegurar um relacionamento justo e harmônico entre os indivíduos e ajudar a sociedade.

O comportamento moral, muitas vezes, está relacionado às crenças e à religião. A moral é individual e não se preocupa em impor um tipo de comportamento, mas sim em seguir um padrão de consciência moral.

Assim, a moral atua na liberdade das pessoas, trabalhando a consciência individual sobre o que é certo e o que é errado.

A moral pode ser dividida em senso moral e consciência moral. O senso moral se dá quando uma pessoa é movida a agir por seus valores, levando em conta sentimentos de solidariedade, justiça e compaixão.

Já a consciência moral está relacionada à tomada de decisões comportamentais, que são influenciadas pelo discernimento.

Veja Também


Antropocentrismo

Psicanálise

Existencialismo

Tradicionalismo

Materialismo

Antropomorfismo