Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela nascido em 18 de Julho de 1918 em uma pequena cidade da África do Sul.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Qunu, na África do Sul. Ele é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes líderes políticos do mundo, e sua luta contra o sistema do Apartheid foi marcante e determinante para o futuro da África do Sul.

Mandela se formou em direito e foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Mas, antes disso, passou por momentos difíceis tentando acabar com o Apartheid, regime de segregação racial que existia na África do Sul e obrigava os negros a viverem separados dos brancos.

Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid em torno de1942, quando entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano.

Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Em 1955, ele participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

A luta de Mandela sempre foi pacífica, mas sua opinião mudou em 21 de marco de 1960, quando policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas.

Este dia ficou conhecido como “O Massacre de Sharpeville”. Depois disso, Mandela começou a defender a luta armada contra o sistema do Apartheid.

Em 1962, Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivar greves e, em 1964, foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.

Ele permaneceu preso de 1964 a 1990, e isso fez com que ele se tornasse símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Durante seu período de prisão, Mandela recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo.

A pressão internacional fez com que, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, solicitasse em 11 de fevereiro de 1990, que Mandela fosse colocado em liberdade.

Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul. E, finalmente em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro de seu país.

Depois de deixar a presidência da África do Sul, Nelson Mandela passou a se dedicar a causas sociais, em prol dos direito humanos.

Veja Também

Anita Garibaldi

Margaret Thatcher

Dalai Lama

Elizabeth Taylor

Walt Disney

Carl Sagan