Click EstudanteBiografiasNelson Mandela

Nelson Mandela

Autor: Click Estudante

Lido: 3317 vezes

Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Qunu, na África do Sul. Ele é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes líderes políticos do mundo, e sua luta contra o sistema do Apartheid foi marcante e determinante para o futuro da África do Sul.

Mandela se formou em direito e foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Mas, antes disso, passou por momentos difíceis tentando acabar com o Apartheid, regime de segregação racial que existia na África do Sul e obrigava os negros a viverem separados dos brancos.

Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid em torno de1942, quando entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano.

Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Em 1955, ele participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

A luta de Mandela sempre foi pacífica, mas sua opinião mudou em 21 de marco de 1960, quando policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas.

Este dia ficou conhecido como “O Massacre de Sharpeville”. Depois disso, Mandela começou a defender a luta armada contra o sistema do Apartheid.

Em 1962, Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivar greves e, em 1964, foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.

Ele permaneceu preso de 1964 a 1990, e isso fez com que ele se tornasse símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Durante seu período de prisão, Mandela recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo.

A pressão internacional fez com que, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, solicitasse em 11 de fevereiro de 1990, que Mandela fosse colocado em liberdade.

Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul. E, finalmente em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro de seu país.

Depois de deixar a presidência da África do Sul, Nelson Mandela passou a se dedicar a causas sociais, em prol dos direito humanos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Nelson Mandela
Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela nascido em 18 de Julho d...

Desarmamento no Brasil
Desarmamento no Brasil

O Brasil vive uma situação de banalização da violê...

Chikungunya
Chikungunya

Não existe um tratamento para a doença, ela dura e...

Fidel Castro
Fidel Castro

Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926 em Birán ao l...

Costureira
Costureira

A costureira trabalha para criar ou alterar peças ...

Programa mais médicos
Programa mais médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 20...

Etanol e Biodiesel
Etanol e Biodiesel

O etanol e os biocombustíveis podem ser usados em ...

O Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil

No Brasil, o Romantismo surge a partir de 1836, im...

UFC - Universidade Federal do Ceará
UFC - Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará é considerada uma ...

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida co...

Agrônomo
Agrônomo

O salário médio inicial é muito bom, pode variar d...

Consequências da primeira guerra mundial
Consequências da primeira guerra mundial

A críse econômica mais grave da história foi causa...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |