O Brasil Holandês

O Brasil Holandês vigorou durante invasões holandesas ao Brasil.

O chamado Brasil Holandês vigorou durante as duas invasões holandesas ao Brasil. A primeira aconteceu na Bahia, quando o almirante Jacob Willekens comandou a ocupação da então sede do Governo Geral do Estado do Brasil.

Nesse caso, o avanço holandês foi impedido, mas eles já haviam conquistado a cidade de Salvador. Essa primeira invasão holandesa só terminou em 1625, quando a Jornada dos Vassalos, uma esquadra lusoespanhola, expulsou os holandeses do país.

A segunda invasão holandesa ao Brasil aconteceu em Pernambuco, em 1630. Nessa ocasião, a tripulação liderada por Diederik van Waerdenburch desembarcou em Olinda com 70 embarcações.

Mais uma vez uma guerrilha foi armada para expulsar os holandeses. Nessa empreitada, porém, os holandeses contavam com a ajuda de um brasileiro chamado Antonio Domingos Calabar, responsável por dar dicas aos invasores sobre as cidades do litoral nordestino.

Com isso, os holandeses acabaram dominando totalmente a região em 1635.

Em 1637, os holandeses instauraram o Governo de Nassau, que durou até 1644. Com o fim do governo, a Holanda passou a enfrentar problemas.

Depois disso, os senhores de engenho, que estavam cansados da exploração holandesa, deram início à Insurreição Pernambucana, movimento que expulsou os holandeses do Brasil.

Veja Também


A Guerra do Selo

O movimento iluminista

Folclore brasileiro

O Brasil na segunda guerra mundial

A história do carnaval

Civilização Harapense