O Brasil Holandês

O Brasil Holandês vigorou durante invasões holandesas ao Brasil.

O chamado Brasil Holandês vigorou durante as duas invasões holandesas ao Brasil. A primeira aconteceu na Bahia, quando o almirante Jacob Willekens comandou a ocupação da então sede do Governo Geral do Estado do Brasil.

Nesse caso, o avanço holandês foi impedido, mas eles já haviam conquistado a cidade de Salvador. Essa primeira invasão holandesa só terminou em 1625, quando a Jornada dos Vassalos, uma esquadra lusoespanhola, expulsou os holandeses do país.

A segunda invasão holandesa ao Brasil aconteceu em Pernambuco, em 1630. Nessa ocasião, a tripulação liderada por Diederik van Waerdenburch desembarcou em Olinda com 70 embarcações.

Mais uma vez uma guerrilha foi armada para expulsar os holandeses. Nessa empreitada, porém, os holandeses contavam com a ajuda de um brasileiro chamado Antonio Domingos Calabar, responsável por dar dicas aos invasores sobre as cidades do litoral nordestino.

Com isso, os holandeses acabaram dominando totalmente a região em 1635.

Em 1637, os holandeses instauraram o Governo de Nassau, que durou até 1644. Com o fim do governo, a Holanda passou a enfrentar problemas.

Depois disso, os senhores de engenho, que estavam cansados da exploração holandesa, deram início à Insurreição Pernambucana, movimento que expulsou os holandeses do Brasil.

Veja Também

Um pouco da História do Brasil

Golpe Militar de 1964

Assembléia Constituinte de 1823

Tragédia em Santa Maria

Guerra da Indochina

Guerra Fria