Click EstudanteHistóriaO Brasil na Primeira Guerra Mundial

O Brasil na Primeira Guerra Mundial

Autor: Click Estudante

Lido: 6342 vezes

O Brasil na Primeira Guerra Mundial
A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial limitou-se ao patrulhamento do Oceano Atlântico e também à organizar equipes de auxilio médico, contudo a economia do país foi afetada diretamente, devido a atenção européia para a fabricação de armas, munições, veículos de combate, vestimentas e equipamento para soldados, ignorando completamente a necessidade de alimentos e matéria-prima, o mercado acabou sendo dominado pelos países produtores: Argentina e Uruguai que exportavam carne e trigo e, o Brasil, café, açúcar, cacau e borracha.

No mês de abril de 1917, próximo ao Canal da Mancha, os alemães abateram o navio Paraná, seis meses mais tarde, o Macau, indignados com os ataques. Na época, o presidente Venceslau Brás firmou aliança com os países da tríplice entente (estados unidos, Inglaterra e franca), em oposição ao outro grupo formado pelo império austro-húngaro, Alemanha e império turco-otomano. Entretanto, sem contar com uma tecnologia bélica a altura dos demais países, podemos considerar que a atuação brasileira neste episodio da história foi ínfima.

Para cumprir seu papel designado na guerra, o Brasil enviou sete embarcações para frustrar possíveis ataques de submarinos alemães: dois cruzadores, quatro contratorpedeiros e mais um navio auxiliar. A tripulação destes navios, mesmo por um curto tempo, foi vitima da epidemia de gripe espanhola que assolava a Europa no período. A experiência de maior sucesso do país é atribuída foi o envio de soldados para lutarem ao lado dos franceses e britânicos.

O mais conhecido caso de participação brasileira se refere ao militar Jose Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mas participou também na frente ocidental e na região da Jutlandia. O Militar Jose Pessoa foi responsável pelo comando de pelotões de cavalaria francesa e uma unidade de tanques, e sua experiência no campo de batalha, abriram as portas para que o Brasil adquirisse seus primeiros carros blindados.

A participação do país, em termos de combate foi tímida, no entanto, marcou sua presença no envio de suprimentos agrícolas e matéria prima procurada pelas nações em conflito. As implicações devido a primeira guerra ao nosso pais foram significativas em nossa economia, a retratação econômica sofrida pelas potencias industriais européias abriram as portas para que o parque industrial se desenvolvesse.

Comentários

Sugestões de Artigos

O Brasil na Primeira Guerra Mundial
O Brasil na Primeira Guerra Mundial

O Brasil foi fundamental no envio de suprimentos a...

Haitianos no Brasil
Haitianos no Brasil

Em 2013, o número de haitianos que chegaram ilegal...

Alquimia
Alquimia

A alquimia sempre teve um aspecto místico....

Energia Eólica
Energia Eólica

A produção desse tipo de energia elétrica acontece...

Comidas típicas do nordeste
Comidas típicas do nordeste

A herança africana vem do uso de muito temperos, a...

Sistema Sensorial
Sistema Sensorial

Esse sistema é responsável por nossas sensações e ...

Máfia
Máfia

O auge das organizações mafiosas aconteceu século ...

O que vai cair no vestibular em 2013?
O que vai cair no vestibular em 2013?

Todos os vestibulares apresentam questões relacion...

Futuro da saúde do Brasil
Futuro da saúde do Brasil

O futuro da saúde no Brasil depende de ações que a...

Mulher da Idade Média
Mulher da Idade Média

A mulher da Idade Média, período que durou do sécu...

Delinquência
Delinquência

Os primeiros a estudarem o termo delinquência fora...

Sinais
Sinais

Os simbolos mais empregados são chamados de operad...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |