Click EstudanteHistóriaO Brasil na segunda guerra mundial

O Brasil na segunda guerra mundial

Autor: Click Estudante

Lido: 2254 vezes

O Brasil na segunda guerra mundial

Em 1939, as forças alemãs de Hitler tomaram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Brasil que era governado por Getúlio Vargas passou a participar do conflito, porém, a princípio o Brasil tomou uma postura neutra, mas depois de alguns ataques a navios brasileiros, o Presidente da Republica, em acordo com o Presidente dos Estados Unidos, Rooselvet, formalizaram a participação do país na guerra.

O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial é pouco comentado, no entanto, existem registros que indicam que a participação do país fora de suma importância, tanto é que, o apoio do Brasil chegou a ser disputado na Segunda Guerra, claro, de uma forma branda pelos países que formavam o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e de maneira mais clara pelos aliados, especialmente pelos norte-americanos, além da Inglaterra e França.

Em julho de 1944, na Itália, chegou o primeiro grupo de militares brasileiros para ajudar os Estados Unidos na libertação da Itália, pois naquela época o país estava parcialmente nas mãos do exército alemão. O Brasil enviou 25 mil homens da Força Expedicionária, 42 pilotos e mais 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira.

Os soldados conseguiram importantes vitórias contra o exército alemão, tomando cidades e regiões estratégicas que haviam sido dominadas por eles, como por exemplo: Monte Castelo, Turim, Montese e outras. Mais de 14 mil alemães se renderam as forças brasileiras que também ficaram com os despojos de guerra, como: milhares de cavalos, carros e munição.

Contudo, a ação dos soldados brasileiros não foi fácil por diversos motivos. Um dos principais foi o treinamento recebido no Brasil e nos Estados Unidos que estava bem distante da realidade que encontraram na guerra e também havia o clima frio dos montes Apeninos, o que unia duas dificuldades: a temperatura e também o campo montanhoso. Na batalha de Monte Castelo houve mais de 400 baixas entre os soldados brasileiros.

A cessão das bases navais e aéreas no Brasil foram fundamentais para os esforços de guerra, um dos locais que teve uma participação decisiva foi Natal, no Rio Grande do Norte. A capital serviu como local para abastecimento dos aviões de guerra americano e base naval antisubmarinos e com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, foi desfeita em 1946.

Comentários

Sugestões de Artigos

O Brasil na segunda guerra mundial
O Brasil na segunda guerra mundial

Na segunda guerra mundial o Brasil era governado p...

O mundo antes da revolução industrial
O mundo antes da revolução industrial

Com o início da revolução industrial os trabalhado...

Teoria da Burocracia
Teoria da Burocracia

A teoria da burocracia foi criada por Max Weber, n...

Sistema Linfático
Sistema Linfático

Esse sistema atua na produção e no transporte do f...

Corte portuguesa no Brasil
Corte portuguesa no Brasil

Portugal não tinha chance contra o exército inglês...

Ar Rarefeito
Ar Rarefeito

O ar rarefeito é encontrado normalmente em grandes...

Meta de erradicação da pobreza no Brasil
Meta de erradicação da pobreza no Brasil

governo brasileiro tem apostado num plano de erra...

Biotecnologia
Biotecnologia

Biotecnologia ramo da ciência que analisa a utiliz...

Comidas típicas do sudeste
Comidas típicas do sudeste

Veja qual é a culinária típica do sudeste....

Metabolismo celular
Metabolismo celular

Metabolismo Celular refere-se ao conjunto de todas...

Voltímetro
Voltímetro

O voltímetro é usado para medir a diferença de ten...

A chegada dos espanhóis
A chegada dos espanhóis

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por vol...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |