Click EstudanteHistóriaO inicio da democracia no Brasil

O inicio da democracia no Brasil

Autor: Click Estudante

Lido: 43163 vezes

O inicio da democracia no Brasil

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início da democracia no país, marcado pela conhecida revolução de 1930 que acabou com a República velha com a derrubada do ex-presidente, Washington Luís.
Em 1934, Getúlio permanece no poder sendo eleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte, fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador. Dentre alguns deles, estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias, torna a carteira profissional obrigatória, organiza a Justiça do Trabalho e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto em constituição em 1934.

Mas, pressionado pelos militares ele renuncia em 1945 e em 1946 é eleito ainda pelo voto indireto, seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra. No mesmo ano, Dutra instaura uma Assembléia Nacional Constituinte e promulga a nova constituição, considerada mais democrática que a anterior, a medida que reflete a derrota do nazismo e do facismo na Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, medidas antidemocráticas foram tomadas, tais como, a proscrição do Partido Comunista e a regulamentação restrita do direito de greve e a intervenção em sindicatos.
Quatro anos depois, em 1950, Getúlio retorna ao poder, mas desta vez, eleito pelo povo e permanece até 1954, quando, em agosto, se suicida. No ano seguinte, Juscelino Kubitschek é eleito presidente pelo voto direto com mandato até 1960. Neste mesmo ano, Jânio Quadros vence as eleições sendo o último presidente eleito pelo voto direto antes da ditadura iniciada em 1964, mas ele renuncia em 1961, e seu vice, João Goulart, toma posse, contudo, sua posse só é aceita com a condição de o Congresso instituir o parlamentarismo.


João Goulart, em 1963, organiza um plebiscito para definir entre o parlamentarismo e o presidencialismo, este último vence, no entanto, a democracia duraria pouco devido ao golpe de 1964, seu governo é destruído e os militares tomam o poder. O militar Humberto de Alencar Castello Branco é eleito indiretamente pelo Congresso no mesmo ano e fica no poder até ser substituído pelo general Artur da Costa e Silva em 1967, eleito pelo voto indireto. Mas, devido a problemas de saúde graves, deixa a presidência em 1969. Uma junta militar é organizada para impedir que o vice tomasse posse e a mesma junta elege o general Emílio Garrastazu Médici. O sucessor de Médici seria o general Ernesto Geisel, também eleito pelo Congresso que tomaria posse em 1974.
Nove anos depois, acontece a manifestação a favor das eleições diretas. O movimento se incorpora e ganha o nome de “Diretas Já!”, um acontecimento que previa a redemocratização do país. Em 1984, o deputado Dante de Oliveira apresenta uma emenda constitucional garantindo as eleições diretas, mas, infelizmente é rejeitada pela Câmara dos Deputados. Em 1985, Tancredo Neves é eleito, mas fora substituído pelo vice José Sarney, após sua morte em abril do mesmo ano. Quatro anos depois, acontecem as primeiras eleições diretas desde 1960, quem assume a presidência é Fernando Collor de Mello, que promete acabar com a inflação, moralizar o país e modernizá-lo economicamente, coisas que não fez. Em 1992 Collor é afastado da presidência após ser aprovado o processo de Impeachment, seu vice, Itamar Franco assume interinamente até a renúncia do presidente impedido.

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso vence as eleições e é reeleito em 1998, com término de seu mandato em 2002, no mesmo ano que Luiz Inácio Lula da Silva, assume a presidência da república, primeiro representante da classe trabalhadora a assumir o poder do país. Lula, torneiro mecânico e depois sindicalista, criou o Partido dos Trabalhadores.

Comentários

Sugestões de Artigos

O inicio da democracia no Brasil
O inicio da democracia no Brasil

Getúlio governou o Brasil entre os anor 1930 e 193...

Ingleses na América
Ingleses na América

A presença dos ingleses na América começou durante...

Civilização Harapense
Civilização Harapense

Na civilização Harapense viviam entre 40 mil e 80 ...

Getúlio Vargas
Getúlio Vargas

Getúlio entrou para a política em 1909 como deputa...

Música
Música

A música é uma importante expressão artística que ...

Como foi o governo de Fernando Henrique?
Como foi o governo de Fernando Henrique?

O governo de Fernando Henrique Cardoso foi marcado...

Crise Financeira
Crise Financeira

Crises financeiras são resultados de desvalorizaçã...

Flora do Cerrado
Flora do Cerrado

Arvores baixas com galhos volumosos, folhagem rala...

Intentona Comunista
Intentona Comunista

A Intentona Comunista foi uma rebelião contrária a...

O Brasil na Primeira Guerra Mundial
O Brasil na Primeira Guerra Mundial

O Brasil foi fundamental no envio de suprimentos a...

Biotecnologia
Biotecnologia

Biotecnologia ramo da ciência que analisa a utiliz...

Diversidade Cultural
Diversidade Cultural

A diversidade cultural é caracterizada pela riquez...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |