Click EstudanteHistóriaO mundo antes da revolução industrial

O mundo antes da revolução industrial

Autor: Click Estudante

Lido: 54861 vezes

O mundo antes da revolução industrial

Antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas simples. E, dependendo da escala dos produtos, grupos de artesões se organizavam e dividiam a etapa dos processos. Essa produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado.

Com a Revolução Industrial, os trabalhadores perderam o controle da produção pois começaram a trabalhar para um patrão, perdendo assim a posse da matéria-prima, do produto final e também do próprio lucro. Esses trabalhadores começaram a operar as máquinas que pertenciam aos donos das fábricas que passaram a receber todos os lucros, e o trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido como maquino fatura.

Desde a Idade Média, na Europa, esse momento vem culminando a evolução tecnológica, econômica e social, com ênfase nos países: Inglaterra, Escócia, nos Países Baixos e Suécia, onde a Reforma Protestante conseguira destronar a Igreja Católica, mas nos países que eram fiéis ao catolicismo, a revolução industrial eclodiu mais tarde em um esforço de se copiar o que se fazia nos países mais avançados tecnologicamente.

Iniciada na Grã-Bretanha, de acordo com a teoria de Karl Marx, a revolução industrial integrou as chamadas Revoluções Burguesas do século XVIII que foi responsável pela crise do Antigo Regime na transição do capitalismo comercial para o industrial. Dois outros movimentos acompanharam esse período, foram eles: a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa que, sob a influência do Iluminismo, assinalaram a passagem da Idade Moderna para a Contemporânea, no ponto de vista de Marx, o capitalismo seria o produto da Revolução Industrial e não causa.

No plano de relações internacionais, no século XIX, foi marcado pela hegemonia mundial britânica. Um período marcado pelo rápido progresso econômico-tecnológico, da expansão colonialista e também das primeiras lutas e conquistas dos trabalhadores. Durante a maior parte deste tempo, o trono britânico fora ocupado pela rainha Vitória (1837-1901) e por isso é conhecida também pela designação de: Era Vitoriana. No final do período, houve uma acirrada disputa entre as potências industrializadas causando diversos conflitos e uma crescente corrida armamentista que culminou mais tarde com o início da Primeira Guerra Mundial (1914), tais causas foram uma conseqüência da busca por novas áreas para colonizar e descarregar a produção maciça que a Revolução Industrial produziu.

Primeiramente, a Revolução Industrial ocorreu na Europa, devido a três fatores importantes: 1) os comerciantes e os mercadores europeus eram os principais manufaturadores e comerciantes do mundo, até então, detendo assim, confiança e reciprocidade dos governantes quanto a manutenção da economia em seus estados. 2) havia também a existência de um mercado que estava em completa expansão para seus produtos, países como: Índia, África, América do Norte e a América do Sul sido estas integradas ao esquema da expansão econômica européia. E em, 3) o crescimento continuo da população, que oferecia um mercado sempre crescente de bens manufaturados, além de uma grande reserva de mão de obra.

Comentários

Sugestões de Artigos

O mundo antes da revolução industrial
O mundo antes da revolução industrial

Com o início da revolução industrial os trabalhado...

Saiba o que é Nepotismo
Saiba o que é Nepotismo

No Brasil o nepotismo ficou famoso com nossos glor...

Como anda a cura da aids?
Como anda a cura da aids?

A cura para a AIDS tem sido uma das buscas mais in...

O que é Texto Icônico?
O que é Texto Icônico?

Os textos icônicos são aqueles que apresentam símb...

Arte Conceitual
Arte Conceitual

A arte conceitual é uma tentativa de rever a noção...

Ascensão social
Ascensão social

O conceito de ascensão social está relacionado ao ...

Liberdade de imprensa na Argentina
Liberdade de imprensa na Argentina

A Argentina vive uma polêmica entre o governo e o ...

Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer

A principal característica do trabalho de Niemeyer...

Risco de terrorismo no Brasil
Risco de terrorismo no Brasil

Apesar do Brasil não ser um alvo direto do Estado ...

As minorias
As minorias

O conceito de minorias está associado aos conceito...

Sistema de Sustentação
Sistema de Sustentação

Esse sistema é formado pelo nosso esqueleto, estru...

A ciência no século XIX
A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |