O que é Texto Icônico?

Os textos icônicos são aqueles que apresentam símbolos e são estudados pela semiótica.

O texto icônico é muito utilizado na publicidade e nos quadrinhos. Entenda!

Os textos icônicos são aqueles que apresentam símbolos e são estudados pela semiótica. Esse tipo de texto pode conter objetos e ícones, que não perdem seus significados mesmo que a comunicação escrita formal não esteja presente.

Os textos icônicos, muitas vezes, não apresentam elementos linguísticos, mas apenas símbolos. Estes textos podem vir acompanhados por imagens, gravuras, charges e esculturas.

Todos os elementos não verbais utilizados para transmitir uma mensagem formam um texto icônico. Essa produção textual pode apresentar ideias desconexas, mas o ícone sempre vai conferir sentido ao texto verbal.

O texto icônico também é autoexplicável e mexe com os sentidos. Ele não precisa de um texto verbal para ser coerente. Todo texto icônico tem um referente por similaridade e substitui um contexto real.

Os quadrinhos são bons exemplos de textos icônicos, pois misturam o ícone e a linguagem. O texto icônico pode ser entendido como o oposto do texto linguístico. Esse tipo de texto também é muito utilizado na publicidade e na comunicação pela internet.

O texto icônico sempre será acompanhado por uma imagem que possa captar a atenção do leitor ou do consumidor potencial de alguma marca ou produto.

Veja Também

Adjunto Adnominal

Classificação dos Fonemas

Verbo

Arcadismo no Brasil

Sujeito inexistente

Advérbio