O que é vida ou não vida?

A biologia analisa aspectos subjetivos para definir o que é vida e não vida.

Os estudiosos analisam aspectos subjetivos para definir o que é vida e não vida. Saiba mais!

A biologia analisa aspectos subjetivos para definir o que é vida e não vida. As questões que envolvem o tema são polêmicas e não encontram muita concordância entre os estudiosos.

Estudos científicos entendem a vida como um organizado complexo químico. Assim, existe vida quando temos uma célula fundamental que possa caracterizar um ser vivo. A vida se dá quando temos um ser capaz de expressar reações próprias ou capaz de responder aos estímulos do meio externo.

A vida é feita, então, por uma composição química que determina a existência de elementos similares. Essa composição apresenta uma proporção e um grau de organização dos elementos químicos. E isso é o que diferencia os seres animados dos inanimados.

A vida existe quando temos ações nutricionais, respiratórias, loco-motoras e reprodutivas. Isso existe tanto em organismos simples como em organismos complexos.

A vida controla todas as molécula de DNA, a respiração celular, os sentidos e as atividades metabólicas. Já a “não vida” não apresenta nenhum desses fatores, e essa é a maior diferença entre vida e a não vida.

Veja Também

Visão Humana

O que é uma Célula?

Sistema muscular

Parasitismo

Filogenia

Sentido do tato