Você está aqui: Click Estudante » História » O que foram as Capitanias Hereditárias

O que foram as Capitanias Hereditárias

Por Click Estudante - Publicado em 23/09/2011

As capitanias hereditárias foram uma forma de administração adotada pelo império português no Brasil. O sistema funcionava pela doação de terras para sua colonização e exploração. No país o sistema vigorou entre os séculos 16 e 18. Chamavam capitanias hereditárias por que o comando do lote de terra e sua exploração era passado de pai para filho.

A primeira capitania hereditária brasileira foi a de São João, implantada em 1504.

No geral, o Brasil contou com 12 capitanias hereditárias. Seus beneficiários eram da nobreza portuguesa.
As capitanias eram: duas Capitanias do Maranhão, Capitania do Ceará, Capitania do Rio Grande, Capitania de Itamaracá, Capitania de Pernambuco, Capitania da Baía de Todos os Santos, Capitania de Ilhéus, Capitania de Porto Seguro, Capitania do Espírito Santo, Capitania de São Tomé, Capitania de São Vicente, Capitania de Santo Amaro e Capitania de Santana.

Alguns historiadores afirmam que o sistema de capitanias fracassou no Brasil, visto que somente as capitanias de Pernambuco e de São Vicente prosperaram. Nelas houve prosperidade com lavoura de cana-de-açúcar. Politicamente, seus donatários conseguiram manter os colonos e fazer alianças com os índios do local.

As capitanis que fracassaram atrasaram o desenvolvimento da terra. Cuidar de uma capitania era muito difícil. Os europeus tiveram dificuldade para lidar com o clima, o alto custo de investimento, falta de recursos humanos, ataques de tribos indígenas entre outros problemas.

Links relacionados:  capitanias |   Portugal |   Brasil |   exploração |   capitania hereditaria |   colonização |   desenvolvimento |   humanos |   indígenas | 

Sugestões para história:

Onde e Quando surgiu a democracia?

Onde e Quando surgiu a democracia? A Democracia é um sistema de governo em que o povo é o pilar principal.

Categoria:
Matéria escolar lida 32 vezes

A história do Rio Tietê

A história do Rio Tietê As águas eram tão limpas e navegáveis que os bandeirantes no século XVIII o utilizaram como rota.

Categoria:
Matéria escolar lida 265 vezes

Reunificação da Alemanha

Reunificação da Alemanha Desde o final de 1942 os alemães vinham perdendo territórios no norte da África, porém mantinha o controle sobre a Europa ocidental.

Categoria:
Matéria escolar lida 221 vezes

Conflito Árabe-Israelense

Conflito Árabe-Israelense Há décadas, judeus e árabes reivindicam direitos sobre a região da Palestina.

Categoria:
Matéria escolar lida 344 vezes