O que são agiotas e onde estão?

Os agiotas só emprestam dinheiro para pessoas que aceitam pagar juros altíssimos sobre o valor emprestado.

Agiotas são pessoas como eu ou você que possui uma determinada quantia em dinheiro que empresta para pessoas que passam por momentos complicados, mas, não vá pensando que são bons samaritanos, pois não o são. Os agiotas só emprestam dinheiro para pessoas que aceitam pagar juros altíssimos sobre o valor emprestado e, para isso, forçam as pessoas que os procuram a assinar documentos ou até mesmo passarem documentos de imóveis ou móveis como garantia.

Apesar de ser uma pratica condenada pela lei, os agiotas podem ser encontrados em muitos lugares, principalmente na região central das grandes cidades, onde costumam encontrar seus clientes mais desesperados, justamente aqueles que aceitam os juros abusivos que impõem. E o pior é que essas pessoas, devido aos seus contatos e aos seus negócios estão fora do alcance da lei, algo que complica ainda mais a vida daqueles que buscam este tipo de gente para sanar seus problemas e acabam arrumando um maior ainda.

Como funciona o esquema?



Para se pegar empréstimo com esse profissional do lado negro da força não é necessário ter nome limpo e muito menos estar efetivamente trabalhando, tudo que a pessoa solicitante precisa é ter algum bem ou algum documento que lhes deem garantia e prova sobre aquela quantia que estão emprestando. Assim o agiota fica calçado sobre o não pagamento do valor emprestado, podendo assim receber o dinheiro da maneira que melhor lhe convier.

Quais produtos são usados como garantia?



Tudo e qualquer coisa que pode ser vendida, desde celulares, relógios (originais), televisores, computadores, móveis e utensílios, carros, motos e mais uma bagatela de produtos que podem ser comercializados para se obter a quantia emprestada. Existem casos em que o agiota exige antes mesmo do término do vencimento da divida, cheques-pré-datados, cartões de crédito e até mesmo que imóveis sejam passados para seu nome, depois do pagamento da dívida, esses produtos voltam para seu dono original.

Sobre as leis



A agiotagem é considerado crime mediante a Lei nº 1.521 de 26 de Dezembro de 1951 e acarreta ao infrator a pena de detenção de seis meses a dois anos de reclusão. Também é considerado crime ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor que pode acarretar de três meses a um ano de reclusão mais pagamento de multa.

Se por ventura estiver sendo vitima de extorsão, denuncie, pois conforme artigo 160 é um crime que pode levar o agiota de um a três anos de prisão e ainda o pagamento de multa. Infelizmente é mais viável tomar cuidado com esse tipo de profissional, pois, alguns não param em tirar apenas os bens das pessoas que lhes devem, pelo contrário, podem lhes tirar bens que nenhum dinheiro pode comprar: a vida. Por isso é preferível você fazer um empréstimo caixa ou em outro banco, conversar com o gerente, explicar sua situação e tentar sair dela de uma forma dentro da lei, para evitar maiores problemas.

Veja Também

O que é o PAC?

O que são agiotas e onde estão?

Proatividade

Indústria brasileira

O que são ações?

Crise Econômica no Brasil em 2015