O que são cânions?

Os Cânions são grandes formações geológicas que se apresentam como vales profundos com encostas verticais.

Esses grandiosos vales se formam durante milhões de anos pela erosão fluvial.

Os Cânions são grandes formações geológicas que se apresentam como vales profundos com encostas verticais. Os Estados Unidos contam com um dos cânions mais famosos do mundo: O Grand Canyon, que se estende por 445 quilômetros no noroeste do Arizona.

Os cânios podem ter centenas de quilômetros de comprimento e atingir até 5 mil metros de profundidade. Eles se formam na Terra a partir de um lento e constante processo de aprofundamento ocasionado, na maioria dos casos, pela atuação dos rios.

A formação de um cânion pode demorar milhões de anos, e depende da declividade do terreno, da quantidade de água presente na região, do relevo e do curso d’água existente. Nesse processo também devemos levar em consideração o papel dos choques e deslocamentos de placas tectônicas no interior da crosta terrestre e da erosão fluvial.

O Grand Canyon norte-americano se formou durante 6 milhões de anos, graças à ação do rio Colorado. No Brasil o cânion Itaimbezinho, localizado no Rio Grande do Sul, é um dos mais famosos. Ele tem cerca de 6 quilômetros de extensão e 700 metros de altura.

O nome Itaimbezinho vem do tupi-guarani e significa "pedra cortante".

Veja Também

Como passar no concurso público?

Sismologia

Comidas típicas do norte

Agrotóxicos

São Paulo

Teoria de Malthusianismo

Buraco Negro