Você está aqui: Click Estudante » Atualidades » O que vai cair no Enem 2013?

O que vai cair no Enem 2013?

Por Click Estudante - Publicado em 08/10/2013

Conheça os principais temas da atualidade que podem cair no Enem 2013!

O Enem, uma das provas mais importantes do ano para estudantes do Ensino Médio, está chegando com mais um desafio. Em 2013, mais uma vez, os jovens vão precisar estar atualizados com as informações que estiveram em destaque na mídia.

As atualidades podem aparecer na prova tanto nas questões de múltipla escolha, quanto na redação. Então, é hora de conhecer os temas mais importantes da atualidade que podem ser cobrados na prova do Enem 2013.

Para conseguir uma boa argumentação para a redação do Enem, é necessário acompanhar os assuntos que fazem parte do cotidiano do Brasil e do mundo. Vale lembrar que o Enem sempre cobra o conteúdo do Ensino Médio em questões interpretativas que exigem um grande nível de percepção da realidade.

Confira os assuntos atuais que podem ser cobrados no Enem 2013:



Primavera Árabe – A prova do Enem em 2013 pode cobrar conhecimentos referentes à Primavera Árabe, um onda de protestos que começou na Tunísia, em dezembro de 2010, e se espalhou pelo norte da África e Oriente Médio. Os protestos da Primavera Árabe foram articulados pela internet e buscavam mais direitos civis e democracia em países de governos totalitários. As manifestações provocaram uma reação violenta de governos locais.

A Primavera Árabe resultou no fim dos governos dos ditadores Zine El Abidine Ben Ali, na Tunísia, e Hosni Mubarak, no Egito.

Programa Mais MédicosCaso dos Médicos Cubanos no Brasil – O Enem também pode abordar o programa Mais Médicos, do governo federal. Em maio de 2013, o governo brasileiro anunciou a imigração de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio causou uma grande polêmica e não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os pontos contestados do programa têm relação com os salários que os médicos cubanos vão receber no Brasil e com a falta do Revalida, prova de revalidação do diploma.

Desenvolvimento Sustentável - O Enem pode cobrar o tema desenvolvimento sustentável. Esse assunto pode ser abordado com facetas políticas, econômicas e questões ambientais. O conceito de economia verde também pode aparecer na prova.

Maioridade Penal – O Enem pode abordar a discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos no Brasil. A questão voltou a ser discutida em 2013 como resultado do crescimento de crimes violentos cometidos por jovens com menos de 18 anos.

Segurança e Juventude – A prova do Enem pode cobrar uma interpretação sobre o trágico incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que aconteceu em 27 de janeiro de 2013, e deixou 242 mortos. O assunto pode ser abordado com ênfase nas leis de segurança, medidas de prevenção de incêndios e fiscalização.

Links relacionados:  enem |   provas |   vestibular |   2013 | 

Sugestões para atualidades:

O mundo pede Paz!

O mundo pede Paz! Quanto tempo mais teremos que dizer isso, será que nunca teremos Paz em nosso mundo?

Categoria:
Matéria escolar lida 30 vezes

Coisas para você não fazer no começo da faculdade

Coisas para você não fazer no começo da faculdade Após o vestibular é muito comum os jovens ficarem em dúvida.

Categoria:
Matéria escolar lida 180 vezes

27 de Novembro - Dia do Combate ao Câncer

27 de Novembro - Dia do Combate ao Câncer Desde 1988 o dia 27 de novembro é comemorado o dia nacional do combate ao Câncer.

Categoria:
Matéria escolar lida 308 vezes

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra No dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra.

Categoria:
Matéria escolar lida 429 vezes