Click EstudanteAtualidadesO que vai cair no Enem 2013?

O que vai cair no Enem 2013?

Autor: Click Estudante

Lido: 1782 vezes

O que vai cair no Enem 2013?

Conheça os principais temas da atualidade que podem cair no Enem 2013!

O Enem, uma das provas mais importantes do ano para estudantes do Ensino Médio, está chegando com mais um desafio. Em 2013, mais uma vez, os jovens vão precisar estar atualizados com as informações que estiveram em destaque na mídia.

As atualidades podem aparecer na prova tanto nas questões de múltipla escolha, quanto na redação. Então, é hora de conhecer os temas mais importantes da atualidade que podem ser cobrados na prova do Enem 2013.

Para conseguir uma boa argumentação para a redação do Enem, é necessário acompanhar os assuntos que fazem parte do cotidiano do Brasil e do mundo. Vale lembrar que o Enem sempre cobra o conteúdo do Ensino Médio em questões interpretativas que exigem um grande nível de percepção da realidade.

Confira os assuntos atuais que podem ser cobrados no Enem 2013:



Primavera Árabe – A prova do Enem em 2013 pode cobrar conhecimentos referentes à Primavera Árabe, um onda de protestos que começou na Tunísia, em dezembro de 2010, e se espalhou pelo norte da África e Oriente Médio. Os protestos da Primavera Árabe foram articulados pela internet e buscavam mais direitos civis e democracia em países de governos totalitários. As manifestações provocaram uma reação violenta de governos locais.

A Primavera Árabe resultou no fim dos governos dos ditadores Zine El Abidine Ben Ali, na Tunísia, e Hosni Mubarak, no Egito.

Programa Mais MédicosCaso dos Médicos Cubanos no Brasil – O Enem também pode abordar o programa Mais Médicos, do governo federal. Em maio de 2013, o governo brasileiro anunciou a imigração de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio causou uma grande polêmica e não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os pontos contestados do programa têm relação com os salários que os médicos cubanos vão receber no Brasil e com a falta do Revalida, prova de revalidação do diploma.

Desenvolvimento Sustentável - O Enem pode cobrar o tema desenvolvimento sustentável. Esse assunto pode ser abordado com facetas políticas, econômicas e questões ambientais. O conceito de economia verde também pode aparecer na prova.

Maioridade Penal – O Enem pode abordar a discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos no Brasil. A questão voltou a ser discutida em 2013 como resultado do crescimento de crimes violentos cometidos por jovens com menos de 18 anos.

Segurança e Juventude – A prova do Enem pode cobrar uma interpretação sobre o trágico incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que aconteceu em 27 de janeiro de 2013, e deixou 242 mortos. O assunto pode ser abordado com ênfase nas leis de segurança, medidas de prevenção de incêndios e fiscalização.

Comentários

Sugestões de Artigos

O que vai cair no Enem 2013?
O que vai cair no Enem 2013?

Em 2013, mais uma vez, os jovens vão precisar esta...

Animais em extinção
Animais em extinção

Por causa da ganância do homem várias espécies de ...

O que são Carboidratos?
O que são Carboidratos?

Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n ...

Armas Biológicas
Armas Biológicas

O Antraz é a arma biológica com maior potencial de...

O que são agiotas e onde estão?
O que são agiotas e onde estão?

Os agiotas só emprestam dinheiro para pessoas que ...

Saiba o que é Bioética
Saiba o que é Bioética

O tema Bioética foi usado em 1927, a teoria foi de...

Reparo tecidual
Reparo tecidual

Na biologia, chamamos de reparo tecidual toda resp...

História da Tabela Periódica
História da Tabela Periódica

Em 1913, Hennry Moseley, cientista Inglês estabele...

Formações litorâneas
Formações litorâneas

As formações litorâneas do Brasil são bastante div...

Falésias
Falésias

As falésias são formações geográficas do litoral....

Fogo em gravidade zero
Fogo em gravidade zero

É possível ter fogo em condições de gravidade zero...

Reflexão Sonora
Reflexão Sonora

Para entendermos esse fenômeno é preciso saber que...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |