Oligarquia

As grandes oligarquias surgiram a partir da concentração de riquezas em grupos específicos.

Oligarquia é o nome dado a uma forma de governo em que poucas pessoas exercem o poder, quase sempre em benefício próprio. O termo oligarquia vem do grego, e significa “governo de poucos”.

As grandes oligarquias surgiram a partir da concentração de riquezas em grupos específicos. Ainda hoje, existem vários tipos de oligarquias, como as partidárias, quando há o domínio de um partido por um grupo específico; as oligarquias regionais, quando há predominância de um partido controlando um estado ou município; e as oligarquias estatais, quando existe o domínio da máquina estatal por funcionários.

O período da República Velha brasileira foi marcado por uma oligarquia, a chamada “política do café-com-leite”, que vigorou entre 1889 e 1930, e estabelecia uma divisão do poder político do país entre os coronéis dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Todas as políticas estabelecidas nesse período da história do Brasil beneficiavam o setor agrícola e os grandes produtores de café.

Enfim, podemos conceituar oligarquia como forma de governo em que um pequeno grupo familiar, político ou econômico governa um país, um estado ou município.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Plágio escolar

Sociologia Jurídica

Poliarquia

Sociologia do trabalho

Sindicato do Brasil

Como funciona o teste de QI?