Os países envolvidos na primeira guerra mundial

O Estados Unidos começou tarde na primeira guerra mundial, disposto a lutar contra o autoritarismo e militarismo.

A maioria dos países envolvidos na primeira guerra mundial, em sua maioria, eram europeus, onde foram celebradas as batalhas mais importantes deste capitulo de nossa história. Outros países se envolveram no fato, contudo, tiveram uma participação devido aos acontecimentos que envolviam a Europa. Os países não europeus que participaram da guerra foram: Estados Unidos e Japão.

No início da primeira guerra mundial (1914-1918), quem detinha a maior influencia mundial era a Europa, especialmente, a Inglaterra e, devido a tal influencia, o país recebeu apoio de outros países de língua inglesa situados fora de seus domínios: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Cuba, Panamá e o Brasil.

Os Estados Unidos entrou mais tarde para a guerra, alegando lutar contra o autoritarismo e militarismo, o pretexto para entrar no conflito ao lado da Entente é a declaração das autoridades alemãs ameaçando afundar sem aviso prévio os navios neutros que seguiam rumo aos portos britânicos. A entrada do país em abril de 1917 foi definitivo para a vitória da Europa sobre os alemães, porém, o país sofreu muitas baixas militares e materiais que afetou profundamente seus interesses comerciais. Eles também defenderam a criação de uma liga de nações para regular as relações entre os países e substituir as maquinações diplomáticas, mas o principal objetivo do país era preservar o equilíbrio da Europa e evitar uma possível hegemonia alemã.

Veja Também


Era Vargas

Civilização Micênica

Fordísmo

Negligência Salutar

Tenentismo

Haciendas