Planeta Marte

Marte é um planeta que está distante cerca de 228 milhões de quilômetros em relação ao Sol.

Marte recebeu esse nome dos antigos romanos por causa de sua aparência avermelhada.

O planeta Marte é o quarto do sistema solar, contando a partir do Sol. O nome do planeta faz referência a sua aparência avermelhada e foi escolhido pelos antigos romanos.

Marte é um planeta que está distante cerca de 228 milhões de quilômetros em relação ao Sol, por isso ele apresenta baixas temperaturas, com uma média de -60°C, mas que pode atingir até -130°C.

O planeta demora 687 dias terrestres para completar o movimento em torno do Sol. Já em relação ao movimento de rotação, ou o deslocamento em torno do próprio eixo, demora 24 horas e 37 minutos terrestres.

Segundo a União Astronômica Internacional (AIU), responsável pela classificação dos corpos celestes, Marte apresenta grande concentração de óxido de ferro em seu solo.

As baixas temperaturas dificultam que o planeta tenha água em estado líquido, mas, em 2001, a sonda Mars Global Surveyor mostrou marcas de erosão em Marte que poderiam ter sido provocadas por água.

Marte apresenta diâmetro de 6.794 quilômetros. O planeta conta com uma atmosfera rarefeita, composta de gás carbônico, dióxido de carbono, nitrogênio, argônio, néon e oxigênio.

O planeta possui dois satélites, são eles as luas Phobos e Deimos. Uma curiosidade é que, em Marte, os astrônomos encontraram a maior montanha do sistema solar, chamada de Olympus Mons.

Veja Também


Correntes demográficas

Principais placas tectônicas

Monopólio

Mata de araucária

Crosta Terrestre

Pangeia, o super continente