Plebiscito sobre Reforma Política

Como resposta às manifestações brasileiras de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff lançou a intenção de realizar um plebiscito sobre a reforma política do país.

O Brasil pode ter um plebiscito antes das eleições de 2014. Entenda o caso!

Como resposta às manifestações brasileiras de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff lançou a intenção de realizar um plebiscito sobre a reforma política do país. A proposta foi levada à Câmara dos Deputados e um projeto de decreto legislativo foi elaborado para que o Brasil pudesse garantir a realização do plebiscito. A proposta de plebiscito prevê a consulta à população sobre três temas: financiamento de campanhas eleitorais; participação da população na discussão de projetos de lei e a realização conjunta de eleições.

O requerimento que pede a tramitação do projeto trata de alguns temas polêmicos. Pelo projeto, o plebiscito perguntaria à população se ela concorda que empresas façam doações para campanhas eleitorais, se concordam que pessoas físicas doem para as campanhas e se concorda com o financiamento exclusivamente público das campanhas.

Outros pontos abordados no plebiscito seriam a participação popular nas propostas de emenda constitucional e o ano para realização das eleições para Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores e Vereadores.

Ainda não há uma previsão de quando o plebiscito vai acontecer. Muitos parlamentares se mostraram favoráveis à realização da consulta antes das eleições de 2014.

Segundo a presidente Dilma, a reforma política precisa ser feita ouvindo a população.

Veja Também


Refugiados da Síria

Sistema de Seleção Unificada: SiSU

Simulado ENEM

Goji Berry realmente emagrece?

União Gay

Meta de erradicação da pobreza no Brasil