Poluição da água

A poluição da água é um problema que afeta as principais cidades do mundo.

A poluição da água é um problema sério e que afeta as principais cidades do mundo. O descaso com as fontes de água acontece de diversas maneiras, e todas são resultados da ação humana.

Os prejuízos causados as fontes de água estão relacionados, principalmente, à poluição causada pelos esgotos e pelo descarte inadequado de lixo. Hoje, vários resíduos acabam tendo como destino os rios e os mares, e entre eles estão dejetos oriundos de processos industriais, mineração e do uso de agrotóxicos. Muitos rios acabam contaminados com resíduos prejudiciais à saúde em razão dá falta de uma gestão ambientalmente responsável por parte das empresas e agricultores e também pela falta de fiscalização do governo.

A precariedade do saneamento básico também contribui para a poluição das fontes de água, e ainda agrava os surtos de doenças como malária, diarréia, esquistossomose, hepatite, cólera e febre tifóide.

Para mudar esse cenário devastador, é preciso que os cidadãos se tornem conscientes de que cada um deve fazer sua parte na conservação da água. Não jogar lixo nos rios, mares e represas e cobrar dos governantes a instalação de redes coletoras de esgoto são os primeiros passos nessa luta por esse recurso natural tão importante para a vida.

Dicas para a preservação das fontes de água doce:

Não jogue lixo em rios, mares, represas e lagos.

Não descarte óleo de cozinha na pia de sua casa.

Cobre do governo a instalação de redes de esgoto doméstico e tratamento da água em sua cidade.

Evite o uso de agrotóxicos próximo a fontes de água.

Esteja atento às indústrias de sua cidade e ao destino que elas dão ao lixo industrial.

Veja Também

Terremotos

A origem da indústria petrolífera

Efeito Estufa

Comidas típicas do sudeste

O que é Reestruturação Produtiva?

Coordenadas Geográficas