Click EstudanteGeografiaPopulação e Espaço Urbano

População e Espaço Urbano

Autor: Click Estudante

Lido: 2163 vezes

População e Espaço Urbano

População e espaço urbano são conceitos intimamente relacionados. Entenda como é a realidade da população nas cidades, metrópoles e megacidades!

Os conceitos de população e espaço urbano estão intimamente relacionados. Isso acontece porque a população vive e se desloca muito mais no espaço urbano do que no espaço rural.

O espaço urbano é o espaço das cidades, das metrópoles e das grandes regiões metropolitanas, ou conglomerados urbanos. O espaço urbano é caracterizado por núcleos habitacionais chamados de bairros, e é também um espaço dividido por regiões, onde a zona central é sempre a mais movimentada e importante.


No Brasil, cerca de 80% dos brasileiros vivem em espaços urbanos. Esse espaço é muito complexo e apresenta características e problemas semelhantes.

Para que a população possa viver e trabalhar no espaço urbano é preciso que os governos trabalhem com políticas públicas que possam desenvolver a habitação, o saneamento, o transporte, a saúde e a educação.

A urbanização brasileira aconteceu muito rapidamente. Os brasileiros que moram em cidades são maioria desde 1965. Isso é resultado do processo da migração da zona rural para a zona urbana.

As cidades com grandes populações também costumam ter os maiores problemas. A população se desloca para os grandes centros em busca de trabalho e melhores condições de vida, mas, muitas vezes, esse movimento resulta em sérios problemas sociais, como a mendicância, a favelização e a segregação urbana.

As grandes cidades precisam de mais infraestrutura de transportes e de um planejamento consciente da ocupação do território. Grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, vivem hoje um inchaço populacional, que reduz as chances de uma vida digna para grande parte dos cidadãos.

O crescimento da população e a ocupação das grandes cidades têm levado a fenômenos como a conurbação, que é a junção de espaços territoriais de cidades vizinhas; e ao surgimento das regiões metropolitanas.

Esse adensamento populacional no espaço urbano levou as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro a entrarem para o grupo das 20 megacidades do mundo. Podemos dizer que, no Brasil, a urbanização gerou uma grande desigualdade social entre a população.

Comentários

Sugestões de Artigos

População e Espaço Urbano
População e Espaço Urbano

Entenda como é a realidade da população nas cidade...

Existencialismo
Existencialismo

O Existencialismo é uma doutrina que surgiu na Fra...

Porque das cores nos objetos?
Porque das cores nos objetos?

Muitos objetos não possuem luz própria, e são cons...

O descobrimento do Brasil
O descobrimento do Brasil

Ao avistarem pela primeira vez o território brasil...

Tóquio
Tóquio

Tóquio é a capital do Japão e é a metrópole mais p...

Análise da obra Dom Casmurro
Análise da obra Dom Casmurro

A obra completa de Machado de Assis está entre os ...

O que foi a revolução industrial?
O que foi a revolução industrial?

O crescimento populacional pode ter ocasionado pa...

União Ibérica
União Ibérica

União Ibérica foi o período histórico que teve ini...

Expressionismo
Expressionismo

Com inicio em 1905 o movimento expressionismo se d...

Arte renascentista
Arte renascentista

A Arte de Renascentista surgiu no momento do Renas...

Teatro Oriental
Teatro Oriental

O teatro oriental se desenvolveu na Ásia d...

Isomeria
Isomeria

A palavra Isomeria vem do grego e significa “mesma...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |