Porque das cores nos objetos?

Muitos objetos não possuem luz própria, e são considerados objetos iluminados.

Entenda como surgem as cores nos objetos!

Muitos objetos não possuem luz própria, e são considerados objetos iluminados. Nesses casos, nós conseguimos vê-los porque eles refletem a luz que recebem difusamente.

Quando os objetos são iluminados por uma luz policromática, eles não refletem todos os componentes da luz incidente e acabam absorvendo alguns tons. Dessa forma, as cores que vemos nos objetos correspondem à luz refletida por eles.

Quando um objeto é branco, isso significa que ele reflete todas as cores componentes da luz branca. Já quando um objeto é preto, ele absorve todas as cores incidentes sobre ele e não reflete nenhuma cor.

De uma forma geral, os objetos coloridos só apresentam cores porque são iluminados com luz branca, seja pela luz de uma lâmpada ou pela luz do Sol. A visão humana das cores depende diretamente da fonte de luz que é refletida sobre os objetos.

Para concluir, podemos afirmar que só enxergamos um objeto porque ele apresenta um feixe de luz, ou seja, porque ele recebe uma luz que vem de uma fonte luminosa. Assim, quando vemos um carro vermelho na rua, isso significa que aquele carro absorveu todas as cores e refletiu a cor vermelha.

Veja Também


Termometria

Qual a diferença da gasolina aditivada?

Holografia

Astroquímica

Bomba de hidrogênio

Porque das cores nos objetos?