Click EstudanteEconomiaProatividade

Proatividade

Autor: Click Estudante

Lido: 156 vezes

Proatividade

Proatividade em equipe: práticas essenciais para ser um bom líder


Proatividade é algo que, para ser alcançado, demanda esforço e dedicação de cada um. Porém, se você é um bom líder, pode ajudar a sua equipe a ser mais proativa e obter os melhores resultados.

Hoje em dia, muito se fala a respeito da diferença entre ser um líder e um chefe. O chefe cobra resultados, geralmente é uma figura temida e sinônimo de más notícias para os funcionários, ou seja, quando ele chama para conversar, certamente há algo de errado.

E, por mais que um chefe tenha pouca proatividade em sua empresa, em nada ele irá inspirar ou ajudar se apenas cobrar resultados dos funcionários. A verdade é: se você deseja dar uma injeção de proatividade em sua equipe terá que deixar a posição de chefe, tornar-se um líder e assumir o timão do barco, conduzindo a sua equipe para a vitória.



Liderança e proatividade: a chave para o sucesso


O primeiro passo é ter em mente que a sua equipe não foi contratada pronta para atender o que você precisa, e para ser tão boa quanto você espera. Pessoas precisam de incentivo e inspiração, e principalmente: precisam de alguém que lhes ensine o caminho da proatividade e do sucesso.

Aqui vai algumas dicas para você colocar em prática com a sua equipe:



1. Incentive a tomada de decisões


Você, como líder, deve ensinar a sua equipe o básico e necessário para que cada pessoa consiga ter autonomia e tome decisões de maneira independente, mas visando o bem da empresa e da equipe, e sempre de acordo com a Cultura da Empresa.

2. Lidere entre os liderados


É importante que a sua equipe tenha autonomia e proatividade no dia a dia, mas você deve estar sempre por perto incentivando e ajudando, fazendo-se presente em todos os momentos. Um líder deve sempre ser um exemplo de proatividade e foco entre a equipe.

Lembre-se também de ser acessível a todos, de forma que a sua equipe sempre tenha confiança para procurá-lo a fim de tirar dúvidas ou pedir ajuda, isso é essencial para formar uma equipe forte e proativa.

3. Monte uma equipe de líderes


Autonomia + Proatividade = parte do caminho andado para ser um bom líder. E acredite: ter líderes na sua equipe será muito bom!

Você terá pessoas motivadas, que tomam atitudes seguindo a cultura da empresa e o bem da equipe, poderá delegar tarefas com mais segurança e consequentemente levará a sua equipe para o próximo nível. A equipe e toda a empresa só tem a ganhar!

4. Reconheça as boas ações


Mesmo que a sua equipe chegue a um nível excelente de autonomia e proatividade, a presença, o incentivo e o reconhecimento do líder continuará sendo de extrema importância para que os resultados continuem sendo cada vez melhores.

Este reconhecimento pode ser com prêmios ou bonificações, ou até com alguns dias de folga. Pense no bem da sua equipe e no que os deixará felizes e até mais motivados a continuarem se dedicando!

5. Tenha sempre objetivos de curto, médio e longo prazo


Para manter a proatividade e a motivação em sua equipe, é essencial que todos estejam sempre buscando um objetivo a mais do que o trabalho do dia a dia. É importante incentivar a superação, a dedicação em busca de um resultado.

Sendo assim, você e sua equipe podem definir objetivos juntos, ou cada um pode definir o seu próprio objetivo a curto prazo dentro da empresa. O ideal é que esses objetivos sejam diferentes do trabalho realizado no dia a dia, mas que não fuja da área de atuação de cada um. Por exemplo:

realizar uma tarefa importante que está pendente há muito tempo, mas que ninguém ainda teve tempo de fazer.

A ideia é que todos compartilhem os seus objetivos e também informem quando conseguirem alcançá-los.

Para ser um bom líder, lembre-se que uma empresa é feita de pessoas, e quanto mais conhecimento e habilidades essas pessoas adquirirem, melhores serão os resultados das equipes e também da empresa.

Então, lembre-se sempre de dedicar tempo à sua equipe e ajudar todos a serem mais proativos, produtivos, independentes e seguros como profissionais dentro da empresa. Os funcionários irão crescer profissionalmente, e a empresa também crescerá graças a uma equipe mais forte e mais bem preparada.

Comentários

Sugestões de Artigos

Proatividade
Proatividade

O chefe cobra resultados, geralmente é uma figura ...

O mundo antes da revolução industrial
O mundo antes da revolução industrial

Com o início da revolução industrial os trabalhado...

Construção das Usinas Hidrelétricas no Brasil
Construção das Usinas Hidrelétricas no B

O Brasil tem atualmente 972 usinas hidrelétricas, ...

Aprenda a fazer um currículo perfeito
Aprenda a fazer um currículo perfeito

Alguns detalhes passam despercebidos na hora de fa...

Professor
Professor

No Brasil, a média salarial de um professor é de R...

O que foram as Capitanias Hereditárias
O que foram as Capitanias Hereditárias

A capitania hereditária foi uma forma de administr...

O que é a Internet?
O que é a Internet?

Tudo que vemos na internet são dados hospedados em...

Qual o princípio físico de um balão voar?
Qual o princípio físico de um balão voar

Um princípio da física pode explicar o que faz o b...

Como anda a cura da aids?
Como anda a cura da aids?

A cura para a AIDS tem sido uma das buscas mais in...

Física Térmica
Física Térmica

Nesses estudos, a energia, sua transferência e as ...

Adição
Adição

A adição é a mais simples operação e fundamental d...

Grafeno
Grafeno

Saiba um pouco mais sobre o que é o grafeno....

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |