Click EstudanteAtualidadesPrograma mais médicos

Programa mais médicos

Autor: Click Estudante

Lido: 3111 vezes

Programa mais médicos

O programa Mais Médicos tem o objetivo de ampliar o número de profissionais atendendo na atenção básica à saúde em cidades do interior do Brasil. Saiba mais!

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, como uma resposta às manifestações que tomaram as ruas do país por melhores serviços públicos. Esse programa faz parte de um pacto do governo para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS – o Sistema Único de Saúde.

Além de aumentar o número de médicos atendendo nas regiões mais distantes do Brasil, o programa também tem o objetivo de ampliar o número de vagas nas universidades para a formação de mais médicos no país e investir mais em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde.

A primeira medida efetiva do programa foi trazer médicos estrangeiros paa atuar no Brasil, em regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Os médicos estrangeiros foram convocados para trabalhar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social.

As vagas do programa Mais Médicos são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, mas no caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita as candidaturas de estrangeiros que queiram trabalhar no país.

Segundo o governo, hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. O país também sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões, pois a maioria dos profissionais prefere trabalhar nos grandes centros das regiões sul e sudeste.

O Ministério da Saúde pretende investir R$ 15 bilhões até 2014 em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, e quer aprimorar a formação médica para diminuir a carência de profissionais no país.

Os médicos contratados pelo programa vão atuar em 4.025 cidades do interior do Brasil, principalmente nas regiões nordeste e norte. O Brasil solicitou 15.460 médicos.

Os profissionais devem receber, por uma jornada semanal de 40 horas, uma bolsa no valor de R$ 10 mil, além de pagamento de despesas de moradia e alimentação.

O programa vem recebendo críticas de entidades médicas e de políticos da oposição. Os pontos mais polêmicos do projeto são a contratação de 4 mil médicos cubanos e a falta da revalidação do diploma estrangeiro no Brasil.

Todos os profissionais estrangeiros que forem participar do Programa Mais Médicos terão que passar por um curso de capacitação de três semanas, para conhecem o SUS e terem aulas de português. Além dos médicos cubanos, o programa já atraiu vários profissionais de Portugal, da Espanha e da Argentina.

Comentários

Sugestões de Artigos

Programa mais médicos
Programa mais médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 20...

Liberdade de imprensa
Liberdade de imprensa

O jornalismo sério e comprometido com a verdade te...

Império sassânida
Império sassânida

A influência cultural proporcionada pela sassânida...

Análise da obra Macunaíma
Análise da obra Macunaíma

Macunaíma é um dos livros clássicos da literatura ...

Guerra Fria
Guerra Fria

Os principais países do mundo na época, ameaçavam ...

Teorema Fermat
Teorema Fermat

Fermat tornou-se famoso por seu trabalho da teoria...

Origem da Apple
Origem da Apple

A Apple é provavelmente a empresa mais conhecida d...

Cidadania
Cidadania

De uma forma geral, o termo remete ao pertenciment...

Chikungunya
Chikungunya

Não existe um tratamento para a doença, ela dura e...

O inicio da democracia no Brasil
O inicio da democracia no Brasil

Getúlio governou o Brasil entre os anor 1930 e 193...

Energia Cinética
Energia Cinética

A seguinte equação: τ = ∆Ec é igual a v...

Infraestrutura do Brasil para Copa do mundo
Infraestrutura do Brasil para Copa do mu

A infraestrutura necessária para a realização da C...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |