Propriedade dos combustíveis

A gasolina é a mais fundida entre a população mundial, outros combustíveis como o etanol e o diesel também é bastante usado nos veículos.

De todos os combustíveis, a gasolina é a mais difundida entre a população mundial. Outros combustíveis como o diesel e o etanol também são bastante empregados, principalmente nos veículos.

A gasolina é um produto de petróleo cru, produzido pelo processo de destilação.

Essa mistura apresenta numerosos compostos de ingredientes do carbono e do hidrogênio. E como todos os compostos de carbono-hidrogênio, os derivados do petróleo possuem características de combustão rápida, limpa e simples, necessários para o bom funcionamento dos motores de automóvel. Abaixo vamos ver algumas propriedades essenciais dos combustíveis.

Volatibilidade - Pode ser definida como a porcentagem de um combustível a uma dada temperatura, quando a pressão atuante for a da atmosfera. Um combustível é mais volátil quando a pressão interna for menor, a temperatura externa for maior.

Para um bom funcionamento de um motor, a volatibilidade de um combustível não deve ser nem muito elevada e nem muito baixa.

Poder Calorífico - É a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será a energia contida.

Poder Calorífico Superior - É a quantidade de calor produzido por 1kg de combustível, quando este entra em combustão.

Poder Calorífico Inferior - É a quantidade de calor que pode produzir 1kg de combustível, quando este entra em combustão com excesso de ar e gases de descarga.

Calor Latente – Representa a demora ou rapidez com o qual os corpos se fundem ou liquefazem, tem sua explicação no calor latente, que é a quantidade de calor absorvido pelos corpos na sua mudança de estado.

Peso Específico - É a relação entre o peso de uma substância e o de um volume igual de água destilada, a uma temperatura de 4ºC. É o peso de uma substância por unidade de volume, densidade.

Viscosidade – Explica-se pela força de coesão das moléculas do fluido. Para os óleos lubrificantes há uma escala arbitrária estabelecida pela Society of Automotive Engineers.

Veja Também

Ácido Nítrico

O que são os Átomos?

Absorção

Polaridade das Moléculas

O que é o Níquel?

Enxofre