Click EstudanteBiologiaProtozoários

Protozoários

Autor: Click Estudante

Lido: 957 vezes

Protozoários

São seres muito pequenos que, além das características já apresentadas pelos protistas, ainda possuem estrutura para a locomoção, como: pseudópodos, flagelos e cílios.

Os pseudópodos são expansões dos protozoários que permitem a locomoção por deslizamento. Ex.: ameba.

Os flagelos são filamentos longos e móveis que permitem a natação. Ex.: giárdia.

Os cílios são filamentos curtos que batem coordenados, impulsionando protozoário na água. Ex. :paramécio.

O ambiente em que podemos encontrar os protozoários são: nas águas, em locais úmidos, e na matéria em decomposição, sendo muitos parasitas do homem.

Classificação dos Protozoários



Os protozoários são classificados em:

Rizópodes

São protozoários que se locomovem por meio de pseudópodos. Alguns são parasitas do intestino humano, principalmente: Entamoeba histolytica (amebíase) e a Entamoeba coli (outro tipo de ameba).

A Entamoeba histolytica vive no intestino humano, provocando dores abdominais, disenteria etc. Sua transmissão se dá pela água, pelas verduras e frutas e por outros alimentos.

A Entamoeba coli vive em nosso intestino, porém não causa nenhum prejuízo à nossa saúde.

Flagelados

São protozoários que se locomovem por meio de flagelos. A maioria é parasita do homem. Como exemplos, temos: Tripanossoma e Leishmania.

O tripanossoma, cujo nome científico é Trypanossoma cruzi, é o causador da doença de Chagas. Trata-se de uma moléstia de difícil tratamento, que ataca o coração, o sistema nervoso e o fígado, podendo levar o indivíduo à morte. Essa doença é muito comum nos estados de Minas Gerais e Goiás. Ela é transmitida por um inseto chamado barbeiro ou chupão. Ele vive nas rachaduras e nas frestas das casas de barro feitas de pau-a-pique ou escondendo-se nos móveis. À noite, sai à procura de alimentos. Costuma picar o rosto das pessoas adormecidas para sugar-lhes o sangue, do qual se nutre. Enquanto está sugando o sangue, ele elimina as fezes, que podem estar contaminadas pelo tripanossoma. Ao coçar, a pessoa empurra as fezes do barbeiro até o local da picada. O protozoário presente nela, penetra então no organismo da pessoa pelo orifício deixado pela picada do inseto.

A Leishmaniaprovoca uma doença chamada Leishmaniose ou úlcera de Bauru. No corpo da pessoa doente aparecem feridas profundas, que podem chegar até os ossos, destruindo regiões, como o nariz e a boca. Esse protozoário é transmitido ao homem pelo mosquito flebótomo.

Ciliádos

São protozoários que se movem por meio de cílios. Existem os de vida livre como: paramécio (água doce), vorticela e o estentor. Mas há outros que são parasitas como o Balantidium coli, que é um parasita que vive habitualmente no organismo do porco.

Esporozoário

São protozoários que não apresentam estrutura de locomoção. Vivem como parasitas no aparelho digestivo, nos músculos, e no sangue dos outros animais, provocando doenças. Como exemplo temos o plasmódio, que é o causador da malária.

A malária também é conhecida como impaludismo, maleita, febre palustre, entre outros nomes. Os sintomas são: febre alta, que aparece em períodos regulares, produzindo na vítima muito calor, suor, calafrios e tremores violentos. O plasmódio é transmitido pela pica- dada fêmea do mosquito Anopheles. O mosquito adquire o protozoário quando pica uma pessoa doente.

Reprodução dos Protozoários

A reprodução assexuada ocorre quando o protozoário sofre duplicação de seu núcleo e, a seguir, estreita-se na parte central do citoplasma e divide-se em dois novos seres, iguais ao original.

Areprodução Sexuada é um tipo de conjugação, onde dois paramécios seaproximam e se unem por meio de um ponto, logo após trocarem certas substâncias do núcleo. Separam-se em seguida e cada um deles se dividem em dois. Estes, dividem- se novamente. Assim, os dois paramécios iniciais originam oito novos paramécios. – Durante o processo de conjugação, os núcleos sofrem modificações.

Comentários

Sugestões de Artigos

Protozoários
Protozoários

Os pseudópodos são expansões dos protozoários que ...

Importância do Petróleo
Importância do Petróleo

O petróleo foi, e é fundamental para o avanço da h...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

O que é certo e errado?
O que é certo e errado?

A maioria dos filósofos afirma que o tempo é resp...

Textos Épicos
Textos Épicos

Os textos épicos, também chamados de epopeias, são...

Ascensão e queda do Império Napoleônico
Ascensão e queda do Império Napoleônico

O Império Napoleônico foi instaurado num momento e...

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1...

Corpos celestes
Corpos celestes

Os Corpos Celestes estão presentes em todo o nosso...

John Davison Rockefeller
John Davison Rockefeller

Rockefeller construiu sua primeira refinaria de pe...

Números Racionais
Números Racionais

Todo número que pode ser colocado na forma fracion...

A história do Rio Tietê
A história do Rio Tietê

Para quem não sabe, nem sempre o rio Tietê foi tão...

Surgimento da sociologia
Surgimento da sociologia

A sociologia tratava de dar uma resposta acadêmica...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |