Click EstudanteBiologiaProtozoários

Protozoários

Autor: Click Estudante

Lido: 1464 vezes

Protozoários

São seres muito pequenos que, além das características já apresentadas pelos protistas, ainda possuem estrutura para a locomoção, como: pseudópodos, flagelos e cílios.

Os pseudópodos são expansões dos protozoários que permitem a locomoção por deslizamento. Ex.: ameba.

Os flagelos são filamentos longos e móveis que permitem a natação. Ex.: giárdia.

Os cílios são filamentos curtos que batem coordenados, impulsionando protozoário na água. Ex. :paramécio.

O ambiente em que podemos encontrar os protozoários são: nas águas, em locais úmidos, e na matéria em decomposição, sendo muitos parasitas do homem.

Classificação dos Protozoários



Os protozoários são classificados em:

Rizópodes

São protozoários que se locomovem por meio de pseudópodos. Alguns são parasitas do intestino humano, principalmente: Entamoeba histolytica (amebíase) e a Entamoeba coli (outro tipo de ameba).

A Entamoeba histolytica vive no intestino humano, provocando dores abdominais, disenteria etc. Sua transmissão se dá pela água, pelas verduras e frutas e por outros alimentos.

A Entamoeba coli vive em nosso intestino, porém não causa nenhum prejuízo à nossa saúde.

Flagelados

São protozoários que se locomovem por meio de flagelos. A maioria é parasita do homem. Como exemplos, temos: Tripanossoma e Leishmania.

O tripanossoma, cujo nome científico é Trypanossoma cruzi, é o causador da doença de Chagas. Trata-se de uma moléstia de difícil tratamento, que ataca o coração, o sistema nervoso e o fígado, podendo levar o indivíduo à morte. Essa doença é muito comum nos estados de Minas Gerais e Goiás. Ela é transmitida por um inseto chamado barbeiro ou chupão. Ele vive nas rachaduras e nas frestas das casas de barro feitas de pau-a-pique ou escondendo-se nos móveis. À noite, sai à procura de alimentos. Costuma picar o rosto das pessoas adormecidas para sugar-lhes o sangue, do qual se nutre. Enquanto está sugando o sangue, ele elimina as fezes, que podem estar contaminadas pelo tripanossoma. Ao coçar, a pessoa empurra as fezes do barbeiro até o local da picada. O protozoário presente nela, penetra então no organismo da pessoa pelo orifício deixado pela picada do inseto.

A Leishmaniaprovoca uma doença chamada Leishmaniose ou úlcera de Bauru. No corpo da pessoa doente aparecem feridas profundas, que podem chegar até os ossos, destruindo regiões, como o nariz e a boca. Esse protozoário é transmitido ao homem pelo mosquito flebótomo.

Ciliádos

São protozoários que se movem por meio de cílios. Existem os de vida livre como: paramécio (água doce), vorticela e o estentor. Mas há outros que são parasitas como o Balantidium coli, que é um parasita que vive habitualmente no organismo do porco.

Esporozoário

São protozoários que não apresentam estrutura de locomoção. Vivem como parasitas no aparelho digestivo, nos músculos, e no sangue dos outros animais, provocando doenças. Como exemplo temos o plasmódio, que é o causador da malária.

A malária também é conhecida como impaludismo, maleita, febre palustre, entre outros nomes. Os sintomas são: febre alta, que aparece em períodos regulares, produzindo na vítima muito calor, suor, calafrios e tremores violentos. O plasmódio é transmitido pela pica- dada fêmea do mosquito Anopheles. O mosquito adquire o protozoário quando pica uma pessoa doente.

Reprodução dos Protozoários

A reprodução assexuada ocorre quando o protozoário sofre duplicação de seu núcleo e, a seguir, estreita-se na parte central do citoplasma e divide-se em dois novos seres, iguais ao original.

Areprodução Sexuada é um tipo de conjugação, onde dois paramécios seaproximam e se unem por meio de um ponto, logo após trocarem certas substâncias do núcleo. Separam-se em seguida e cada um deles se dividem em dois. Estes, dividem- se novamente. Assim, os dois paramécios iniciais originam oito novos paramécios. – Durante o processo de conjugação, os núcleos sofrem modificações.

Comentários

Sugestões de Artigos

Protozoários
Protozoários

Os pseudópodos são expansões dos protozoários que ...

Sujeito inexistente
Sujeito inexistente

Definimos o sujeito como um dos termos essenciais ...

Acróstico
Acróstico

Os acrósticos podem ter frases e palavras desconec...

Importância do Petróleo
Importância do Petróleo

O petróleo foi, e é fundamental para o avanço da h...

Leilões do Pré-Sal
Leilões do Pré-Sal

O governo brasileiro realizou o mais importante le...

Orfismo - Movimento Artístico
Orfismo - Movimento Artístico

A característica lírica se sobrepões a rigidez e s...

Início da exploração do território brasileiro
Início da exploração do território brasi

A administração do Brasil como colônia de exploraç...

Como Acontece o Tsunami
Como Acontece o Tsunami

O tsunami é uma onda gerada por distúrbios sísmico...

Advérbio
Advérbio

Advérbios são palavras usadas para modificar os ve...

Pontos Cardeais e Colaterais
Pontos Cardeais e Colaterais

Os pontos cardeias do globo terrestre são: Norte (...

Karl Marx e seu Pensamento Sociológico
Karl Marx e seu Pensamento Sociológico

Embora Karl Marx seja um filósofo do século XIX, a...

Comidas típicas do nordeste
Comidas típicas do nordeste

A herança africana vem do uso de muito temperos, a...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |