Psicanálise

A psicanálise é uma ciência de estudo da mente humana que surgiu na década de 1890, com o neurologista austríaco Sigmund Freud.

Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise.

A psicanálise é uma ciência de estudo da mente humana que surgiu na década de 1890, com o neurologista austríaco Sigmund Freud. O pesquisador elaborou essa área de estudos por meio de conversas que teve com seus próprios pacientes com o objetivo de desvendar o inconsciente humano.

Freud foi o primeiro a conseguiu demonstrar a existência da atividade psíquica inconsciente e a formular as leis do dinamismo inconsciente. Suas pesquisas partiram da conclusão de que determinados fatos da infância ficavam gravados no psiquismo e causavam traumas no homem adulto.

O ponto de partida dos estudos de Freud foi conceito da libido, a natureza sexual do homem.

Para Freud, todos os problemas do homem tinham origem na não aceitação de determinados acontecimentos em sua vida. Assim, por meio do método básico da Psicanálise, Freud levava o paciente a adotar uma postura relaxada e dizer tudo o viesse a sua mente, desde sonhos, esperanças, desejos e fantasias.

Freud também analisava as experiências vividas nos primeiros anos de vida para, enfim, determinar um diagnóstico. Atualmente, a psicanálise é utilizada por pessoas que buscam respostas para traumas pessoais ou que, simplesmente, precisam falar sobre suas vidas.

O analista se coloca como ouvinte do cliente e faz comentários apenas quando o seu julgamento profissional se faz necessário. A psicanálise é uma forma de fazer com que as pessoas revelem conteúdos reprimidos que precisam ser esclarecidos.

O bom analista é aquele que consegue manter uma atitude de neutralidade, de não-julgamento e que consegue fazer o paciente se sentir seguro para falar. O objetivo desse profissional é descobrir todos os complexos, traumas e acontecimentos que possam ter perturbado o equilíbrio emocional do paciente.

Em resumo, a psicanálise procura as raízes do comportamento humano nas motivações e nos conflitos do inconsciente.

O pioneiro nesses estudos, Sigmund Freud, é hoje considerado o pai da psicanálise.

Veja Também

Filosofia Medieval

Aristóteles e a razão

O que é o tempo?

Ceticismo

O que é liberdade?

Filosofia de Kant